Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Softwares turbinam projetos de engenharia estrutural

Softwares turbinam projetos de engenharia estrutural

Redação InfraRoi - 22 de março de 2017 1350 Visualizações
Softwares turbinam projetos de engenharia estrutural
A companhia acaba de lançar três novas versões da sua plataforma Tekla, que é uma solução de modelagem de informações para construção (BIM). A primeira delas é o Structures. Nas obras que envolvem concreto, o software introduz o método de armadura de última geração que oferece aos usuários mais flexibilidade para criar e modificar armaduras para diferentes tipos de geometrias. Com o recurso de unidade de concretagem único, tornou-se eficiente e simples gerar relatórios de todas as informações específicas à concretagem.
Para a fabricação de concreto de pré-moldado, a nova versão melhora o intercâmbio de informações entre detalhamento e produção com links de transferência de dados ao gerenciamento de produção, segundo a Trimble. “A nova ferramenta palletizer aprimora o planejamento de produção baseado em modelagem, economiza tempo no processo de planejamento e evita erros humanos na transferência de informações entre o detalhamento e a produção”, destaca a empresa.
Para o detalhamento de estruturas metálicas, a versão 2017 melhoraria a modelagem de chapas de aço dobradas com suporte total para a modificação direta. O usuário pode criar qualquer coisa, desde chapas de ligação dobradas até perfis dobrados, chapas para peças em espiral, seções de duto de transição, painéis dobrados complexos e muito mais.
Já o novo Tekla Structural Designer, é um software de análise e design (A&D), oferece funcionalidades de projeto de fundação, automatizando o número de estacas necessárias, juntamente com cálculos abrangentes e levantamentos de material em um único modelo. A ferramenta também possui novos processos de carga eólica, que aceleram a aplicação da carga do vento em edifícios de formatos complexos.
O Tekla Tedds 2017, por sua vez, automatiza os cálculos de engenharia estrutural e civil que são repetitivos e propensos a erros. O recurso permite que os usuários otimizem o projeto de engenharia, substituindo os cálculos manuais e as planilhas por “resultados profissionais e consistentes”, de acordo com a Trimble.
Na versão 2017, a empresa novos cálculos e aprimoramentos aos cálculos existentes em várias normas de projeto, incluindo novo projeto de chapas de base e coluna metálica para Eurocodes e A&D aprimorado de elementos 2D em aço e outros 26 tipos para normas dos EUA. Quando integrado ao Microsoft Word, o Tekla Tedds “proporciona aos engenheiros o controle para criar e personalizar os cálculos rapidamente”, informa a Trimble.