Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Painéis em EPS otimizam obras industriais

Painéis em EPS otimizam obras industriais

Redação InfraRoi - 22 de março de 2017 1390 Visualizações
Painéis em EPS otimizam obras industriais
O sistema construtivo Monoforte, lançado pela empresa catarinense Termotécnica para aplicação em obras residenciais, já conta com uma linha exclusiva para a execução de galpões e obras industriais em geral. Desenvolvido à base de painéis de EPS (isopor), que são as iniciais de poliestireno expandido, ele passou por uma série de ajustes para viabilizar sua aplicação nas paredes externas e fechamentos dos galpões.
Segundo a empresa, que comercializa o sistema para a construção de edifícios e residências desde 2012, ele reduz o custo da obra em até 20% em comparação com o método convencional de alvenaria, além de proporcionar um ganho de 30% no prazo de execução e na mão de obra utilizada. Isto por que a tecnologia adota painéis estruturados de fácil montagem no canteiro, eliminando o manuseio de argamassa, blocos de concreto e a geração de resíduos, o que também contribui para a sustentabilidade do empreendimento.
A tecnologia se baseia na montagem de paredes feitas de painéis monolíticos de concreto armado com isolamento térmico, que podem substituir a alvenaria estrutural ou de vedação. As instalações hidráulica e elétrica adotam kits próprios para o sistema, que são montados entre os painéis e a tela metálica, resultando em um sistema resistente, rápido e econômico. Entre outras vantagens, o sistema reduz o consumo de água durante a obra, proporciona conforto térmico e acústico, além de utilizar materiais recicláveis e que retardam as chamas.