Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Primeiro túnel do mundo para navios de grande porte será construído na Noruega

Primeiro túnel do mundo para navios de grande porte será construído na Noruega

Engenharia É - 31 de março de 2017 1185 Visualizações
Stad Ship Tunnel é um projeto da Norwegian Coastal Administration que poderá permitir a passagem mais segura de navios no Mar de Stadhavet, uma área notoriamente perigosa. O túnel poderá acomodar de 70 a 120 navios que passarão diariamente. 
O Mar de Stadhavet é famoso por suas condições traiçoeiras. De acordo com historiadores, muitos navios tiveram problemas naquele mar. A ideia do túnel para navios não é recente, em 1870 já se fala na construção do mesmo. Mas agora parece que o projeto finalmente será executado. 
O parlamento norueguês já destinou um bilhão de coroas norueguesas (NOK) ou cerca de US$ 118 milhões para a execução do projeto. Projeto este que faz parte do Plano Nacional de Transporte, que compreende o período de 2014 a 2023.
A Norwegian Coastal Administration divulgou imagens creditadas à empresa Snøhetta. Os navios irão ter acesso norte em Selje e acesso sul por Moldefjord. A proposta atual do projeto ainda incorpora uma ponte para pedestres. 
O gerente do projeto Terje Andreassen, da norueguesa Coastal Administration, disse à imprensa norueguesa NRK: “Em uma paisagem tão delicada, o túnel tem que ser mais do que uma simples intervenção na natureza. Iremos colocar muitos esforços para torná-lo esteticamente atraente. O início da construção é esperado para ser em 2019.” 

Veja imagens do projeto na galeria abaixo:
 
/
 
/
 
/
 
/