Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Moradores de São Paulo se unem para construir um ecobairro

Moradores de São Paulo se unem para construir um ecobairro

Estadão - 13 de abril de 2017 1070 Visualizações
Moradores de São Paulo se unem para construir um ecobairro
Construir do zero um bairro sustentável, com as tecnologias disponíveis hoje em dia, não é dos desafios mais difíceis, mas o que fazer com bairros antigos, consolidados, com nascentes ocupadas, poucas árvores, córregos poluídos e na mira dos projetos de adensamento populacional? Como fazer um bairro normal, com problemas, se transformar em um ecobairro? Esse é o desafio que se propôs a enfrentar um grupo de moradores das vilas Jataí, Beatriz e Ida, na zona oeste paulistana.
As ideias de transformação, que começaram quase como uma brincadeira em uma barraca na festa junina anual da Vila Jataí – onde os moradores eram convidados a deixar post-its com mensagens sobre o que gostariam de ter ou ver no bairro –, num primeiro momento refletiam mais o que eles não queriam: grandes prédios, grandes comércios, violência.
Com o passar do tempo, o simples fato de os moradores se unirem no processo de construção da festa possibilitou que eles começassem a enxergar o que era possível mudar no bairro. Com as próprias mãos ou por meio de solicitações ao poder público.