Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Energia Solar se torna uma grande oportunidade para quem está desempregado

Energia Solar se torna uma grande oportunidade para quem está desempregado

EngenhariaÉ - 13 de abril de 2017 1259 Visualizações
/
Investir no próprio negócio e num mercado promissor é o sonho de muitos engenheiros, principalmente com a crise econômica atual, que rendeu uma onda de demissões. Com muitos setores da economia em baixa, alguns profissionais sobrecarregados ou demitidos estão atentos com a oportunidade de transformar o mercado de energia solar em um negócio lucrativo.
Atualmente, um dos setores com maior ascensão para os especialistas é o de instalação de energia elétrica por painéis solares. Até 2030, a geração de eletricidade fotovoltaica superará com folga a geração total das hidrelétricas do Brasil, afirmou o Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar, em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo. Dados da Absolar apontam que o crescimento da energia solar atingirá 25GW, sendo 17 GW em projetos de grande porte e oito em geração distribuída.
Pelo alto conhecimento técnico, o setor se mostra interessante para os técnicos da área tecnologia e engenheiros. Principalmente com o projeto que está na pauta do Governo Federal e defendida pelo Greenpeace, que deverá estimular ainda mais o setor, de liberação do FGTS e a diminuição dos impostos para levar a energia solar para a maior parte dos brasileiros.
O potencial para a micro e minigeração de energia foi confirmada pelo estudo realizado pelo Datafolha. A pesquisa mostrou que 80% da população sabe do potencial da geração de energia em seus domicílios.  De acordo com o instituto, 72% optariam pela aquisição de autogeração caso os juros de financiamentos fossem menores; e 50% aceitariam usar o fundo de garantia para a compra dos equipamentos.  Para os entrevistados, os altos valores da energia elétrica distribuídas pelas concessionárias é o principal motivo para investir na própria produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos. E para 17% das pessoas, o investimento é importante para ser independente das distribuidoras.
Identificando essa carência de profissionais no mercado e prevendo um verdadeiro Boom de instalações de energia solar nos próximos anos, Vanísio Pinheiro, presidente da RedePetro-CE, afirma que hoje centenas de residências e empresas estão colocando sistemas solares em seus telhados pra fugir das variações de preços das tarifas e quase zerando suas contas de energia.
– Para você ter idéia, a energia solar representava em 2013 apenas 1 % da energia gerada mas em 2050 será a maior fonte de energia gerada no mundo. Conta Vanísio.
Além disso, ele acredita que é possível entrar no setor de energia solar investindo pouco dinheiro e disponibilizou gratuitamente um vídeo onde ensina 3 passos simples para quem quer empreender montando seu próprio negócio de energia solar comprando painéis solares e equipamentos a preço de custo.
Ele recomenda que para quem deseja pegar um atalho nesse mercado que cresce exponencialmente, você vai descobrir nesse vídeo como o mercado se tornou tecnicamente viável e lucrativo.