Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Barragens subterrâneas são a nova aposta para combater a seca no Nordeste

Barragens subterrâneas são a nova aposta para combater a seca no Nordeste

blogdaengenharia - 25 de maio de 2017 1828 Visualizações
No Nordeste Setentrional Brasileiro, mais especificamente no Polígono das Secas, que é a região integrada por 1.348 municípios inseridos nos Nordeste e Norte de Minas Gerais, a tentativa pelo uso de tecnologias que venham combater e auxiliar na convivência com o fenômeno das secas, é comum. Podemos citar as Cisternas de Concreto e Polietileno que são para uso doméstico de pequenas comunidades, os Poços Tubulares para comunidades de maior porte a depender de sua vazão, as Barragens de pequeno, médio e grande porte para usos múltiplos, desde a indústria ao consumo humano. Porém, uma novidade da última década vem ganhando espaço no quesito convivência no Semiárido do nosso país: as Barragens Subterrâneas. Falaremos, particionadamente, o que é, a finalidade, as vantagens e seus aspectos construtivos.
Definição
São estruturas construídas para barrar (interceptar) a água da chuva que escoa na superfície e no subsolo (fluxo de água superficial e subterrâneo) através de uma parede (septo impermeável) construída transversalmente em relação à direção das águas.
/
Escavação Transversal – Barragem Subterrânea.
Processo
A água da chuva se infiltra criando e/ou elevando o nível do lençol freático que, a posteriori será utilizado pela plantação. Esse tipo de barramento faz armazenar água no subsolo com perdas mínimas de umidade; isso faz com que a evaporação da água reservada no subsolo seja lenta, mantendo todo a terra úmida por mais tempo.
Onde são construídas
As barragens devem ser construídas em lugares específicos: leito do rio, riacho ou linhas de drenagem natural (conhecidas como córregos). É realizado um corte transversal à direção das águas correntes. Feita a escavação da trincheira, instalamos a manta de polietileno e/ou material impermeável, e fechamos a área escavada. À jusante (ou seja, após a estrutura do barramento da barragem, na direção de suas águas), se constrói um poço amazonas para se retirar água e ver como está o nível freático.
/
 
Desenho Esquemático.
By: Joebson Lima
Finalidade
A vantagem primordial das Barragens Subterrâneas é a pouca evaporação, e isto ocorre pelo fato da água está armazenada no subsolo.
Tecnologia
Esse tipo de tecnologia da construção é difundida como uma das ferramentas que vem auxiliando as comunidades semiáridas a conviver com as secas. Órgãos como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS e a Empresa Brasileira de Agropecuária – EMBRAPA são os pioneiros no Brasil e maiores executores de obras em regime de cooperação com governos, prefeituras e associações, em execução direta para beneficiar famílias que vivem na região de forte incidência de estiagem prolongada.