Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Piauí vai sediar encontro nacional de engenharia no mês de junho

Piauí vai sediar encontro nacional de engenharia no mês de junho

Cidade Verde - 25 de maio de 2017 1004 Visualizações
/Com o objetivo de promover a troca de experiências e o intercâmbio profissional e técnico-científico entre os engenheiros agrimensores, a Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores (Apeag), em parceira com o Crea-PI, realizará o 13º Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura- 13º CONEA.
O evento acontecerá no período de 01 a 03 de junho de 2017, na sede da Apeag, em Teresina, e conta também com a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea; Fenea (Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores; Ifpi (Instituto Federal do Piauí e Ufpi ( Universidade Federal do Piauí.
“O evento é de suma importância para a Engenharia de Agrimensura, tanto piauiense, quanto nacional. Fomos para a Bahia em 2014, para o décimo segundo CONEA e fizemos questão de trazer o evento para o Piauí”, enfatiza o professor Ronildo Brandão.
Ele disse que foi a maior caravana presente na Bahia, com a presença de estudantes piauienses, o presidente do Crea-PI, Paulo Roberto, a equipe da Apeag que foi completa.
“Sabemos da importância de um evento como esse. Vai ser um divisor de água, aqui. Quem não conhecia o que é um engenheiro agrimensor e o que a Engenharia de Agrimensura faz, vai conhecer a partir desse evento”, finaliza.
O mercado para a engenharia de agrimensura não atravessa crise atualmente. Os agrimensores podem atuar em entidades civis, governamentais, militares, podem ser empresários da área de construção, de mapeamento, ordenamento fundiário, podem trabalhar com rodovias, estradas e barragens.
“Tudo o quem mexe com a transformação do meio ambiente é uma área em que o engenheiro agrimensor e cartório pode atuar. Assim como também na área de novas tecnologias, com mapeamento através de vants, drones, sistemas de formação geográfica, são áreas em que ele pode atuar”, enfatiza Ronildo Brandão da Silva, professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) e presidente da Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores (Apeag) e conselheiro e diretor do Crea-PI.