Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Seminário abordará melhores práticas para manutenção e implantação de aterros sanitários

Seminário abordará melhores práticas para manutenção e implantação de aterros sanitários

Assessoria de Imprensa - 30 de maio de 2017 1470 Visualizações
Para apresentar as melhores práticas aos profissionais que já operam ou que pretendem implantar aterros sanitários, o Sobratema Summit 2017 contará com o Seminário A Expertise Alemã no Tratamento de Resíduos, no dia 8 de junho, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. 
/O Seminário possui uma programação abrangente, reunindo especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas relacionadas ao tratamento de resíduos em aterros sanitários, desde os processos de compactação até o tratamento mecânico biológico e de lixiviados. “Este tema está ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil, tanto em função do enorme volume de resíduos que é produzido anualmente quanto em relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos que institui a extinção de lixões nos municípios brasileiros em um futuro próximo. Outra razão é que  temos a convicção de que, tanto a BW Expo quanto o Sobratema Summit, são um ambiente de debate altamente qualificado sobre tecnologias voltadas para o meio ambiente”, explica Walter Rauen, CEO da Bomag Marini Latin America.
Serão quatro palestras ministradas das 9h às 13h, no São Paulo Expo. A primeira apresentação “Seleção e Aplicação do Equipamento de Compactação Ideal” ficará a cargo do engenheiro mecânico Detlev Wickert, gerente de projetos Bomag, que mostrará como a compactação é indispensável para prolongar a vida útil dos aterros e, portanto, faz-se necessária a escolha mais adequada do equipamento. Ele também falará sobre novas tecnologias em compactadores e as ferramentas que garantam eficiência operacional e alta disponibilidade do parque de máquinas. 
Na segunda palestra “O Tratamento Mecânico Biológico (TMB) e o seu Potencial para Contribuir para Aterros Ambientalmente Amigáveis ??e Energias Renováveis”, o engenheiro Ludwig Streff, gerente Geral da área de Resíduos Sólidos da ICP, focará nas experiências aprendidas durante a construção e operação do primeiro ano da unidade TMB, em Sofia, na Bulgária, que é uma das mais recentes e modernas na Europa e cuja capacidade anual é de 410 mil toneladas. O objetivo dessa unidade é produzir produtos secundários combustíveis (RDF) e recicláveis de resíduos sólidos urbanos. Além disso, a apresentação mostrará o potencial da TMB para contribuir para o aterro ecológico e demonstrar o seu potencial para contribuir para a energia renovável. 
O engenheiro William Padilha, diretor Geral da WEHRLE do Brasil, fará a terceira palestra sobre “A Importância da Coleta de Dados para a Elaboração de Soluções de Tratamento”, no qual apresentará sobre o chorume, descrevendo suas características e destacando como as informações coletadas corretamente são importantes e essenciais para o desenvolvimento de uma solução de tratamento de resíduos. 
Por fim, o administrador Newton Sandes Pimenta, diretor Executivo da Quarter Landfill, trará o case “Como um Aterro Sanitário no Brasil Conseguiu Ganhar Cinco Meses por Ano de Operação com Soluções de Compactação de Resíduos”, que abordará a história da operação de compactação de resíduos de um aterro em Salvador, no período de 2012 a 2015, apontando as dificuldades iniciais e como foram obtidos os resultados positivos, considerando as características próprias do resíduo no Brasil. 
Segundo Rauen, a compactação correta e eficiente de resíduos sólidos melhora o aproveitamento de espaço e consequentemente prolonga o tempo de utilização do aterro. “Os equipamentos aumentam significativamente a capacidade dos aterros, estendendo assim a sua vida útil”, conclui. 
A programação do Sobratema Summit 2017 também contará com o 5º Fórum MATCON, promovido pela Agenttia, o Fórum Obras de Infraestrutura Sustentável: Perspectivas e Oportunidades de Negócios, do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), o 5º Congresso Nacional de Valorização do Rental, da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) e com os seguintes seminários: Construção Industrializada, organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), Sistemas de Impermeabilização, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), Alta Qualidade Ambiental, promovido pela Fundação Vanzolini, Desempenho e Novas Tecnologias do Concreto, Arquitetura Contemporâneo e Sustentável, Compliance, Materiais Geossintéticos, BIM – Desafios e Oportunidades, Seminário Técnico Semana das Tecnologias Integradas, Gestão do Tratamento de Efluentes para a Proteção da Vida Aquática e Controle Operacional de ETEs e Monitoramento Ambiental. 
Considerado o maior evento de conteúdo do mercado da construção e da área do meio ambiente, Sobratema Summit 2017 irá reunir renomados especialistas e profissionais do Brasil e do exterior que trarão informações atualizadas para embasar decisões importantes de empresários, executivos, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais, pesquisadores e acadêmicos e de representantes da administração pública, especialmente, dos municípios (prefeitos, secretários, vereadores, entre outros). 
A Semana das Tecnologias Integradas contará também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos e a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.