Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Diversidade dos gabiões conquista espaço na arquitetura e na decoração

Diversidade dos gabiões conquista espaço na arquitetura e na decoração

Assessoria de Imprensa - 30 de maio de 2017 3097 Visualizações
Diversidade dos gabiões conquista espaço na arquitetura e na decoração
Consagradas estruturas de contenção, os gabiões são protagonistas em projetos de construção, mineração, agronegócios, entre outros, e agora estão conquistando a arquitetura e a decoração de ambientes. Na Campinas Decor 2017, gabiões da Maccaferri com malha tipo 6x8 Galmac® 4R + PVC foram utilizados na composição do ambiente Jardim das Festas, assinado pela arquiteta Aurea Monteiro.
A Campinas Decor 2017 tem como tema “Construir, decorar e inovar: um privilégio para todos”. A proposta é a criação de ambientes em contêineres, seguindo a tendência de sustentabilidade, praticidade e rapidez de montagem. De acordo com a arquiteta Aurea, os gabiões são soluções alinhadas com essas tendências por possuírem baixo impacto ambiental e viabilizar o crescimento de vegetação.
/ 
Na hora de compor o Jardim das Festas, a arquiteta fez uma releitura dos unidades modulares da Maccaferri incorporando-as no ambiente externo como estrutura para o balcão do bar. “O gabião é um elemento estrutural, que se articula com a linguagem do natural presente no ambiente externo. A partir de uma releitura de diversos materiais, identifiquei a oportunidade de usar o gabião na base do bar, permitindo novos usos desse recurso”, analisa a arquiteta.
Considerada a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior do Estado de São Paulo, Campinas Decor 2017 pode ser visitada até o dia 04 de junho, na cidade de Campinas, localizada a 100 km da capital São Paulo. Com uma área total de 3 mil m², a Campinas Decor 2017 contará com 46 ambientes internos e externos, entre salas variadas, suítes, banheiros, estúdios, lofts e terraços. Aproveitando o amplo terreno disponível, além de diversos jardins, a organização programou 11 espaços que serão projetados em contêineres.
/ 
Diferenciais dos gabiões Maccaferri
O desempenho dos gabiões está diretamente ligado à resistência dos fios de aço e aos processos de oxidação e corrosão. Atenta ao aumento dos níveis de poluição, chuvas ácidas e outras intempéries, a Maccaferri lançou em 2016 o revestimento Galmac® 4R, uma proteção ainda mais eficiente para os fios de aço, que compõem as estruturas dos gabiões.
Muros de arrimo, canalizações e barragens são algumas das soluções de engenharia demandantes de gabiões. Conhecidos por suas vantagens técnicas e construtivas, os gabiões se integram ao meio-ambiente e contribuem para que as obras sejam mais econômicas e extremamente confiáveis, considerando os critérios relacionados à estabilidade e segurança. Com uma fábrica instalada em Jundiaí, no Estado de São Paulo, a Maccaferri é líder global na fabricação, design e fornecimento dos gabiões que podem ser tipo: caixa, colchões e saco.