Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Saiba o que é solo-cimento e qual sua aplicação na construção civil

Saiba o que é solo-cimento e qual sua aplicação na construção civil

Blog da Engenharia - 14 de julho de 2017 3382 Visualizações
Saiba o que é solo-cimento e qual sua aplicação na construção civil
Construir com materiais provindos diretamente da terra é uma das práticas mais antigas da civilização humana, vide as obras vernaculares, por exemplo. O resgate desses modelos tem se intensificado nas últimas décadas, através da criação de novos sistemas, como a permacultura. E muitas pessoas já estão mais conscientes sobre a necessidade de se realizar arquiteturas sustentáveis. Por isso, elas têm voltado sua atenção para o passado, na busca de alternativas que possam substituir os materiais utilizados hoje, que apresentam um alto custo energético e se baseiam numa ideia errada de que os recursos naturais são inesgotáveis e acessíveis a todos.
/ 
 (imagem extraída de Tijolo Solo Cimento)
Solo-cimento
Há pouco mais de três séculos, o homem deixou de valorizar a terra crua como material construtivo. Técnicas simples, como o adobe, a taipa de mão e o pau a pique, foram substituídas pelo tijolo cozido. Só que no Brasil, outra tecnologia, muito menos agressora, vem sendo difundida e consagrada desde o final da década de quarenta – embora seja conhecida há mais tempo em outras partes do mundo. Trata-se do tijolo ou bloco modular de solo-cimento, que mesmo de uso restrito, é uma excelente alternativa para a construção civil.
As peças em solo-cimento podem ser empregadas para vários fins e de inúmeras formas. Elas podem ser utilizadas, principalmente, para erguer paredes monolíticas, fundações, pisos, passeios, muros de arrimo e barragens. E, geralmente, são indicadas para construções de habitações populares ou instalações mais econômicas, como galpões, aviários e armazéns, em regiões rurais e suburbanas.
 (imagem extraída de Tijolo Solo Cimento)
Fabricação dos tijolos
A fabricação dos tijolos ou blocos de solo-cimento é bastante simples. Não há necessidade de mão de obra qualificada. O serviço pode até ser feito de forma manual, com auxílio de pequenas fôrmas em madeira. Mas, no mercado, podem-se encontrar diversas empresas oferecendo prensas próprias para a criação das peças. Todos os modelos são de custo relativamente baixo. E a vantagem é que o processo torna-se mais ágil, permitindo uma produção de até mil e quinhentos tijolos por dia.
 (imagens extraídas de Salo nem prendedor, Armazém automotivo) (imagens extraídas de Recriar com Você, Recriar com Você)
Podem ser produzidos até cinco modelos diferentes de peças em solo-cimento, basta que se troquem os moldes metálicos das prensas. São exemplos os blocos maciços, de encaixe, canaletas, placas de revestimentos e outros padrões mais sofisticados, como elementos decorativos. Em poucos dias eles já adquirem a consistência compacta necessária. Essa variedade permitirá a elaboração de projetos com maior qualidade e a execução mais racional da técnica. Apenas as instalações hidráulicas e elétricas serão feitas de modo semelhante ao que se vê nas construções convencionais.
 (imagens extraídas de Tijolo Solocimento e Portal Bonfinopolis)
Composição do material
O solo-cimento é um material obtido a partir de uma mistura simples, feita com terra, encontrada disponível, geralmente, no próprio local da obra. O preparo da massa é semelhante ao que se faz em outras argamassas. É usado água; cimento (preferencialmente do tipo Portland comum) e areia argilosa, sem pedregulhos maiores ou qualquer material orgânico, como raízes.
Quando a obra é de pequeno porte, a dosagem dos materiais pode ser feita in loco, mas o mais indicado é sempre se fazer a avaliação em laboratório. Desse modo, consegue-se atender melhor a qualidade final desejada, já que um traço exageradamente rico em cimento, por exemplo, poderia comprometer a construção. A mistura deve ser homogênea e de coloração uniforme. Existem vários procedimentos simples para se verificar a umidade da mistura, mas, apertando com os dedos, ela deve parecer semelhante à de um bolo comestível.
 (imagem extraída de Feita de Bem)
Características e benefícios
Os tijolos de solo-cimento proporcionam às construções excelentes índices de conforto ambiental e controle de pragas, atendendo às mínimas condições de habitabilidade. As peças também costumam ter aspecto visual muito bonito, serem muito resistentes, de perfeita impermeabilidade e, desse modo, de fácil conservação. Não há a necessidade da aplicação de chapisco, emboço ou reboco sobre as lisas paredes monolíticas. Pode-se fazer apenas uma aplicação de pintura com tinta à base de cimento.
A utilização de peças em solo-cimento se mostra sempre vantajosa. Fabricação, cura e secagem dos elementos, além da montagem das paredes ou pisos, são atividades muito simples e rápidas. Há muita economia de tempo e de material. Mas, talvez, o principal benefício esteja na questão ecológica, já que, diferente dos tijolos convencionais, nessa tecnologia não há a necessidade da queima de nenhum material.
Para mais informações sobre o tijolo de solo-cimento, recomendados a leitura da NBR 8491.