Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Como funcionam os modelos e projetos em uma cidade inteligente social

Como funcionam os modelos e projetos em uma cidade inteligente social

EngenhariaÉ - 28 de julho de 2017 1221 Visualizações
/
PLANEJAMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO DO PROJETO
O desenvolvimento de cada aspecto do projeto, seja qual for sua natureza, deve ser avaliado em termos de sustentabilidade econômica.
PROJETO DAS CASAS – deve existir um variado padrão de casas funcionais e arquitetonicamente arrojadas, em harmonia com o meio externo, contrapondo projetos atuais de habitações sociais que utilizam apenas um único e básico padrão. Além disso, contar com um MIX FUNCIONAL que integre áreas residenciais, comerciais e empresariais. ÁREAS INSTITUCIONAIS também devem ser distribuídas para criar MULTICENTRALIDADE e serem ACESSÍVEIS a todos.
PROJETO ARQUITETÔNICO DAS ÁREAS COMUNS – é importante que os cidadãos se identifiquem com a cidade. Para isso, é necessária uma atenção na elaboração dos espaços comuns e mobiliários urbanos que geram relacionamento. Ainda, basear-se na eficiência da autogestão do lixo, dos recursos naturais, da água e energia como instrumentos de incentivo à um estilo de vida sustentável.
IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO – após um estudo cultural e social do ambiente é elaborado um planejamento de introdução e acompanha-se a consolidação da proposta social junto aos moradores. Em seguida, estrutura-se um projeto a médio ou longo prazo que, após assimilado e absorvido, torna-se um sólido estilo de vida coletivo.
COORDENAÇÃO COM AS POLÍTICAS MUNICIPAIS – o projeto da Cidade Inteligente Social necessita ser desenvolvido em parceria com o setor público para dinamizar e maximizar a coordenação das políticas sociais. O papel do Instituto PLANET é fundamental e estratégico para auxiliar e conduzir os moradores a encontrarem o equilíbrio certo, trazendo continuidade e estabilidade.