Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Vila colorida e com energia solar é criada para moradores de rua

Vila colorida e com energia solar é criada para moradores de rua

Ciclo Vivo - 28 de julho de 2017 1380 Visualizações
Vila colorida e com energia solar é criada para moradores de rua
Pessoas em situação de rua é um problema em muitos lugares. Na Holanda, por exemplo, um estúdio de arquitetura criou uma bela aldeia para resolver este problema. Além de bonitas, as casas ainda são equipadas com energia solar para atender às necessidades dos moradores.
A inspiração para a aldeia veio de uma expressão dinamarquesa “Skaeve Huse”, que quer dizer algo como “casas especiais para pessoas especiais”. Trabalhando em colaboração com uma organização de habitação social, The Trudo Housing Corporation, os arquitetos projetaram casas especificamente para indivíduos que sofrem de doença mental, toxicodependência ou qualquer pessoa que simplesmente tenha problemas em conviver em  um ambiente doméstico tradicional.
/ 
As casas são pequenas, seguindo uma tendência conhecida como tiny house. E o tamanho não é só por uma questão imobiliária, trata-se de um movimento (que existe em diversos parte do mundo) que promove a redução do espaço construído onde vivemos.
Na Holanda, a maior parte dos abrigos são temporários, mas neste projeto se buscou criar de fato uma comunidade onde os moradores possam usufruir das casas por tempo indeterminado. Além de sustentável, a energia solar faz com que não haja custos com contas de luz, afinal, o sol pode ser a fonte para suprir as necessidades dos habitantes. Também foram instaladas grandes janelas, o que propicia a entrada de luz natural.
/ 
Uma coisa que chama atenção no projeto é o fato das casas serem bem coloridas e construídas em um espaço onde há verde em abundância. Também foram criados caminhos que guiam uma casa para outra. Desta forma, apesar de cada residência ter sua privacidade garantida, ela não é isolada. Pelo contrário, os arquitetos buscaram criar de fato a ideia de pertencimento em comunidade, que às vezes é tudo o que uma pessoa com dificuldades busca.
/