Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Empresa japonesa transforma roupas usadas em combustível para aviões

Empresa japonesa transforma roupas usadas em combustível para aviões

EngenhariaÉ - 17 de agosto de 2017 1209 Visualizações
Empresa japonesa transforma roupas usadas em combustível para aviões
A Japan Airlines quer transformar roupas usadas em combustível para aviões. A companhia de aviões do Japão – e a segunda maior companhia aérea do país depois da All Nippon Airways – está trabalhando com a empresa de reciclagem Japan Environmental Planning, mais conhecida como Jeplan e o Green Earth Institute de Tóquio para estabelecer um conselho colaborativo que poderia colocar a fonte de energia alternativa em testes Já em 2020, de acordo com a Nikkei Asian Review. A Jeplan já trabalha com 12 varejistas, incluindo Aeon e Muji, para coletar roupas usadas em cerca de 1.000 lojas em todo o Japão.
O empresário Michihiko Iwamoto, que fundou a Jeplan em 2007, passou cinco anos desenvolvendo uma maneira de criar bioetanol a partir de roupas.
A tecnologia, que utiliza a fermentação para quebrar os açúcares contidos no algodão, fez sua incursão pública em outubro passado, quando Iwamoto levou um DeLorean enganado em uma turnê de shoppings em todo o país.
“Eu acreditava totalmente que no futuro haveria um carro que funcionasse com lixo”, disse Iwamoto. “Mas os anos passaram, e isso não aconteceu. Então eu pensei que eu iria desenvolvê-lo. “
A Jeplan estará construindo uma planta de combustível experimental em um de seus locais de fábrica. A companhia diz que planeja iniciar voos de teste usando uma mistura de combustível convencional e derivado de algodão em 2020, antes de estabelecer uma planta comercial até 2030.
O combustível derivado do algodão não é uma cura para o pico do petróleo, é claro: 100 toneladas de algodão produzem apenas 10 quilolitros de combustível. (Um avião como um Boeing 747 usa cerca de 1 galão de combustível a cada segundo.)
“Mesmo se todo o algodão consumido no Japão fosse usado na produção de combustível, isso daria apenas 70.000kl- menos de 1% do consumo de combustível do Japão”, observa o Nikkei Asian Review.
Uma vez que a tecnologia também pode ser aplicada a outros tipos de resíduos, incluindo papel, vestuário pode ser apenas o começo.