Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Quais as perspectivas e desafios da Indústria 4.0?

Quais as perspectivas e desafios da Indústria 4.0?

Blog da Engenahria - 14 de setembro de 2017 1497 Visualizações
Quais as perspectivas e desafios da Indústria 4.0?
Nasce na Alemanha a 4ª Revolução Industrial, surgindo com novos conceitos e perspectivas de uma produção automatizada, digitalizada, modificando os atuais sistemas de produção.
Com iniciativa do governo, empresas e universidades do país, são inseridos novos conceitos da indústria que abordam um futuro próximo e impactante, com fábricas inteligentes, detentoras da mais alta tecnologia de processamento de informações para a digitalização dos processos, enveredando para níveis ainda não mencionados de eficiência, qualidade e flexibilidade.
Conceituamos a indústria 4.0 como a um conjunto de técnicas que necessitam do uso coordenado de informações, automação, computação, software, sensoriamento e rede, consolidando em inovações robóticas. O resultado é um salto revolucionário nas organizações do trabalho, com um aprimoramento nas relações máquina-máquina, sem a intervenção humana.
/
 
Impactos da Indústria 4.0
Revolucionando os sistemas produtivos, observamos um dos maiores impactos da indústria 4.0: o mercado. Trata-se de novos modelos de geração de negócios, em um mercado cada vez mais exigente. A necessidade da flexibilidade no sistema produtivo, tendo em vista a customização dos produtos por parte de seus consumidores, torna-se uma variável a mais. Entretanto, as fábricas com altíssima tecnologia tornam-se capazes de levar a personalização a cada cliente, adaptando suas necessidades e perspectivas.
Podemos notar a substituição dos trabalhos manuais e repetitivos por máquinas automatizadas. Com a 4ª Revolução Industrial, isso tende a continuar cada vez mais rápido, com a necessidade de desenvolver mais as áreas de pesquisa e desenvolvimento – o que é uma oportunidade para os profissionais capacitados, detentores de conhecimentos multidisciplinares que formarão a indústria inteligente.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 47% das empresas utilizam novas tecnologias na fase de desenvolvimento da cadeia produtiva, porém apenas 33% são especializados em novos produtos. Comparado com países onde a Indústria 4.0 já está um nível mais avançado, observa-se reduções nos custos e aumento de produtividade e eficiência.
Para entrar no mercado competitivo globalmente, a indústria brasileira precisa desenvolver e ousar em novas perspectivas na era da indústria 4.0. Essas alterações digitais com uma integralização completa de processos tornam-se essenciais para aumentar a capacidade produtiva, bem como a participação econômica do mercado industrial brasileiro no mundo, para sobreviver às mudanças desta revolução.