Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Bogotá lança aplicativo que mostra sua evolução urbana nos últimos 20 anos

Bogotá lança aplicativo que mostra sua evolução urbana nos últimos 20 anos

Archdaily - 14 de setembro de 2017 1234 Visualizações
Bogotá lança aplicativo que mostra sua evolução urbana nos últimos 20 anos
Você sabe o quanto o valor do solo de Bogotá aumentou? Agora é possível conhecer esses dados graças à Bogotá Evoluciona, uma plataforma digital lançada por Catastro Distrital e que celebra o aniversário de 479 anos da capital colombiana como um bom momento para deixar-se surpreender pelas sucessivas transformações que a cidade passou nos últimos vinte anos.
Bogotá Evoluciona é uma plataforma alimentada pelos Mapas Bogotá, um portal que coloca à disposição global a informação geográfica necessária para o planejamento e desenvolvimento da cidade. Dessa forma, o novo aplicativo faz uma seleção especial dos datos produzidos pelos membros do IDECA (Infraestrutura de Dados Espaciais do Distrito Capital) para gerar um recurso web focado em conhecer o valor do solo, as alturas, os usos e as dinâmicas, tanto residenciais, quanto comerciais.
Uma das facilidades que a plataforma fornece é a possibilidade de estabelecer relações diretas entre os datos de diferentes anos ao permitir que os usuários se movimentem pelas diferentes ruas da cidade. Para isso, o usuário pode sobrepor mapas de diversas datas, de acordo com o tipo de dados que o interessarem comparar, seja, valor do solo, alturas das edificações, ou usos. Assim, os dados históricos disponíveis na ferramenta evidenciam de forma muito clara e simples as transformações que a capital vivem nas últimas décadas.
Por outro lado, as dinâmicas residenciais e comerciais, assim como o comportamento do crescimento populacional, são variáveis que podem ser analizadas pelos usuários de Bogotá Evoluciona. Ainda que os dados demográficos sejam descritos com maior amplitude na plataforma Mapas Bogotá, o filtro feito nesse caso ampliado, permite comparar o crescimento populacional em diferentes localidades da cidade ao longo dos últimos vinte anos. Da mesma forma, os usuários podem saber quantos edifícios de uso residencial ou comercial existem na capital, e como estão distribuídos tanto no espaço urbano, como rural.
A plataforma foi uma aposta para facilitar a consulta e compreensão dos dados geográficos e demográficos que estão a disposição de todos os cidadãos. Ela permite conhecer o território de uma forma muito simples ao permitir localizar, identificar e comparar desde qualquer ponto ou aproximação as imagens aéreas e mapas de diferentes anos de Bogotá. Finalmente, trata-se de uma ferramenta que ajuda a compreender o significado de tais transformações e o valor que elas tem para o planejamento e desenvolvimento das cidades.