Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Quais as vantagens de utilizar maquetes eletrônicas?

Quais as vantagens de utilizar maquetes eletrônicas?

Blog da Arquitetura - 14 de setembro de 2017 1465 Visualizações
Elaborar e apresentar projetos nunca foi tão dinâmico quanto hoje em dia. Com ferramentas digitais variadas, conseguimos construir as conhecidas maquetes eletrônicas, que funcionam como importantes aliadas aos desenhos à mão, croquis e até para as maquetes físicas.
Elas dão um outro parâmetro de visualização, pois são construções tridimensionais de qualquer objeto que você quiser criar. Com recursos de manipulação de cor, volume, textura, luz, vista, espaços, entre outros, dá para pensar em projetos de arquitetura, engenharia e design com uma visão global do resultado final.
Vantagens
As principais vantagens? Bom, digamos que a maquete eletrônica te oferece a possibilidade de visualizar de perto cada detalhe do ambiente, simulando o mais real possível. Além disso, é uma modalidade mais prática caso precise fazer alterações, ou até mesmo renovar todo o projeto. Ou seja, você perderá menos tempo. E tempo, caros amigos, é dinheiro. Não é mesmo?
/
Outras vantagens de utilizar maquetes eletrônicas
Programas como o Sketchup e o Unreal Engine são muito famosos para criar maquetes digitais. Saber trabalhar com eles pode ajudar bastante no aumento de produtividade e modernização de seus projetos de faculdade ou profissionais.
As vantagens de softwares como estes são muitas, além das que já citamos. A começar pelo seu custo, que é baixo se for considerado o investimento realizado pelo cliente. Esse custo também valerá a pena para ele, já que o projeto terá muito mais qualidade.
• Facilidade de compreensão do projeto.
• Tecnologia, modernidade e profissionalismo aliados ao projeto.
• Possibilidade de testes de cores e acabamentos.
• Facilidade na visualização de ângulos e iluminação mais favoráveis.
• Impressão em alta definição, ótimas para serem utilizadas em gráficas, impressões e out-doors.
• Conseguir parceiros e investidores fica mais fácil.
/ 
Como aprender a criar maquetes eletrônicas
Há ótimos programas para criar maquetes eletrônicas que já caíram no gosto de estudantes e profissionais. Contudo, eles oferecem tantas ferramentas que a melhor saída é fazer cursos para aprender cada uma mais amplamente. Nossa sugestão é que você busque um curso de Unreal Engine ou um curso de Sketchup para aprimorar seus conhecimentos e potencializar seus trabalhos futuros.
Cursos online podem feitos sem sair de casa, por seu próprio computador ou tablet. Além de ser uma alternativa muito mais cômoda e prática, é também mais econômica e permite que você aprenda no seu ritmo e vá se aperfeiçoando conforme a sua necessidade.