Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias O reúso de água como solução para a indústria e meio ambiente

O reúso de água como solução para a indústria e meio ambiente

Jornal Sustentabilidade - 14 de setembro de 2017 1287 Visualizações
O reúso de água como solução para a indústria e meio ambiente
Setembro chegou seco e promete ficar assim em São Paulo. Brasília completou recentemente 100 dias sem chuva. O açude Castanhão, maior do Ceará e responsável pelo abastecimento de Fortaleza, está com apenas 4% de sua capacidade. A escassez de água nos grandes centros urbanos pede urgência em ações eficazes no combate ao desperdício de água, fazendo do reúso um iniciativa de grande importância nos dias atuais.
O reúso de água como solução
Fernando Pereira, diretor comercial da General Water, empresa que implanta e opera desde a captação da água até o tratamento dos efluentes para reúso e descarte, explica que a reutilização da água pode ser feita de diversas maneiras, das mais simples às mais sofisticadas e os benefícios não param. “Além de reduzir o consumo de água potável e preservá-la exclusivamente para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade, o reúso também é estratégia indispensável para reduzir o volume de esgoto descartado, além de gerar uma grande economia de recursos que podem ser utilizados em outros investimentos”.
A viabilidade de implantação de um sistema de reúso de águas residuais ocorre principalmente em empreendimentos novos e de maior porte: shopping centers, condomínios de apartamentos ou de casas. “O custo do sistema é determinado por variáveis como o local da edificação, a vazão da água e a tecnologia escolhida para tratamento dos efluentes, cuja escolha deve ser baseada na qualidade do efluente a ser tratado e na qualidade requerida para a água de reúso”, ressalta.
Como funciona o tratamento?
A água que escorre pelo ralo do chuveiro e da pia ou a que é usada nas descargas pode ser transformada em água potável, num processo de cinco etapas e que dura até 12 horas.
Na estação de tratamento, o esgoto primeiro passa por um peneiramento, que faz a filtragem inicial dos resíduos. Em seguida, a água vai para os tanques de equalização, onde é feito o controle do volume de esgoto necessário para o tratamento.
A terceira etapa é a passagem por um reator biológico, onde bactérias especializadas se alimentam da matéria orgânica, limpando a água. Esse processo dura algumas horas, durante as quais o reator recebe uma injeção constante de ar, para que as bactérias que degradam o esgoto se proliferem.
O passo seguinte é o processamento no tanque de membranas de ultrafiltração, importadas do Japão, que separam completamente o iodo da água, que depois é esterilizada em outro tanque, com cloro e recebe a adição de um corante para diferenciá-la da água potável. Pronto! A água, que era esgoto, já pode ser usada para o abastecimento de torres de resfriamento de ar condicionado, bacias sanitárias e para a irrigação.