Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Essa casa sustentável é carbono positiva e tem conta de luz inferior a 8 reais por ano

Essa casa sustentável é carbono positiva e tem conta de luz inferior a 8 reais por ano

Blog da Engenharia - 09 de novembro de 2017 1382 Visualizações
Já imaginou ao fim de um ano ter um gasto de 2,35 dólares com a conta de energia elétrica da sua casa? O valor não chega a 8 reais. O que parece impossível acontece em uma casa construída na Austrália e que ficou conhecida como The 10 Star Home (“Casa 10 Estrelas”, em tradução livre) por ser sustentável e proporcionar economia de energia e de recursos financeiros, principalmente a partir da escolha de materiais que, além de tudo, conferem beleza à edificação.
A casa foi construída pela empresa de design The Sociable Weaver, em parceria com o escritório Clare Cousins Architects, de Melbourne, na Austrália. O próprio processo de construção da casa já demonstra o quanto é possível economizar recursos, pois apenas foram descartados três sacos de lixo durante as obras.
Depois de pronta, para possibilitar a economia de recursos, foram instalados painéis de energia solar e espaço para reaproveitamento da água das chuvas. Além disso, não é necessário instalar aparelhos para aquecimento ou refrigeração interna, uma vez que as temperaturas da casa são confortáveis. Isso é possível graças à construção em si, com boa ventilação e iluminação, bem como devido ao material utilizado, principalmente a madeira, que proporciona conforto térmico.
/
Além dos painéis de energia solar, também o aproveitamento da luz natural e a instalação de lâmpadas LED proporcionam a economia com energia elétrica, o que faz a conta de luz, ao fim de um ano, ser tão baixa.
Vantagem ao meio ambiente
Com todas estas características, a casa foi a primeira da Austrália a ser carbono positiva, ou seja, a primeira que não trará prejuízos ou mesmos rastros ecológicos ao planeta. Nesse sentido, é como se a casa não tivesse existido. Dessa forma, foram poupados 203 quilos de emissão de carbono por ano e por morador, o que equivale a plantar 9553 árvores ou remover 48 milhões de balões de dióxido de carbono da atmosfera.
/
O principal objetivo, segundo Dave Martin, cofundador da empresa The Sociable Weaver, é mostrar com a “Casa 10 Estrelas” que é possível poupar recursos financeiros e construir uma casa sustentável e de uma forma fácil.
Além disso, com a construção houve também a preocupação em conscientizar os moradores a terem um estilo de vida mais sustentável, o que inclui um espaço para o cultivo de seus próprios vegetais e legumes, e o estímulo à diminuição do impacto das frequências eletromagnéticas, com a orientação de que os moradores devam desligar os  eletrodomésticos durante a noite, apenas com exceção da geladeira.
/
Vai fazer uma viagem à Austrália e ficou curioso (a) em conhecer a casa? É possível visitar a construção, que é aberta ao público, na região costeira de The Cape. E também vale a pena se inspirar neste exemplo para novas construções sustentáveis e eficientes!