Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Torre em estrutura metálica mais alta do Brasil será inaugurada em dezembro

Torre em estrutura metálica mais alta do Brasil será inaugurada em dezembro

CBCA - 30 de novembro de 2017 2630 Visualizações
Torre em estrutura metálica mais alta do Brasil será inaugurada em dezembro
Com quase 170 metros de altura, o Concordia Corporate Tower chega à cidade de Nova Lima/MG como referência no setor corporativo e, também, em tecnologia e modernidade. O edifício, com data prevista de inauguração para dezembro deste ano, comporta uma área construída de quase 70 mil m² e propõe completa estrutura para atender o mercado de seu segmento.
O projeto de edificação, desenvolvido pelo escritório Dávila Arquitetura, foi criada com uma planta “estrela”, que se modifica gradualmente a cada andar, e define a volumetria e o visual marcantes do edifício. Por conta dessa variação do prédio, cada uma das quatro fachadas em cortina de vidro apresenta um rasgo que se movimenta verticalmente com uma suave inclinação. E, durante a noite, este efeito pode ser visto a longa distância, por sua iluminação em LED, ressaltando a imponência da torre, cuja altura se assemelha à de um prédio de aproximadamente 50 andares.
O Concordia Corporate Tower está localizado na confluência da rodovia MG-030 com a Avenida Oscar Niemeyer, no bairro Vila da Serra/MG. O edifício contará com 29 pavimentos-tipo em lajes steel deck, oito níveis de garagem (cerca de mil veículos), três pavimentos técnicos, pilotis, mezanino e heliponto. São quinze elevadores para atender aos usuários, além de um mix de equipamentos empresariais, incluindo auditório para 240 lugares e convention center.
Segundo Afonso Walace, arquiteto do escritório Dávila Arquitetura, a localização do empreendimento influenciou a rotação da projeção do volume do terreno, com o objetivo de potencializar as visadas da torre e sua plasticidade. “Esta rotação articula uma praça-convite ao nível da rua, enquanto trabalha uma transição imponente entre o público e o privado. Em função do posicionamento do Concordia em relação à área, em ângulo, e dos afastamentos, esta praça-convite deverá ser um espaço urbano diferenciado, que faz ponte entre a monumentalidade e a escala humana”, relata.
A edificação será a torre mais alta de Minas Gerais e está entre uma das cinco mais altas do Brasil (mais alta, por exemplo, que o Ed. Itália, em São Paulo). Sua estrutura, feita em aço, lajes em steel deck e paredes em drywall e sical, fazem do empreendimento a torre em estrutura metálica mais alta do país. De suas fachadas envidraçadas, o edifício, que está localizado em um dos pontos mais altos da região metropolitana de Belo Horizonte, oferece vistas espetaculares da cidade e das montanhas da redondeza, alcançando muitos quilômetros de visibilidade.
/ 
Atrativos que saltam aos olhos e fazem com que o Concordia seja uma rota importantíssima dos grandes negócios empresariais, elevando o nome do estado de Minas Gerais no mercado corporativo.