Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Biogás: entenda como funciona a geração de energia a partir do lixo

Biogás: entenda como funciona a geração de energia a partir do lixo

Blog da Engenharia - 30 de novembro de 2017 1799 Visualizações
Biogás: entenda como funciona a geração de energia a partir do lixo
De forma geral, o homem leva uma vida que produz diariamente uma grande quantidade de lixo, sem se preocupar com as gerações futuras ou com os impactos que isso gera no meio ambiente. Em muitos locais o descarte e o tratamento deste lixo é precário e as consequências são péssimas para o meio ambiente. O melhor aproveitamento desta imensa quantidade de lixo pode trazer muitos benefícios e vantagens, por isso vários programas e projetos foram e continuam sendo desenvolvidos em toda parte do planeta. Um deles é a geração de energia através do lixo.
Como funciona o processo?
Primeiro é necessário entender quais são as etapas que compõem esse processo. Vejamos:
Extração e Coleta
Através de um dreno é realizada a coleta do gás proveniente do lixo. Em seguida, esse gás é levado para a superfície por meio do dreno. A boca dos drenos possui tubos de polietileno que realizam o traspassamento do biogás derivado do lixo até as usinas gerando uma rede.
Beneficiamento
Nesta parte o biogás chega a usina e é imediatamente resfriado e, simultaneamente, recebe uma separação dos vapores nele contido – o metano que é retirado por meio deste processo recebe em seguida o processo de combustão, que poderá resultar tanto em calor ou frio para a produção de energia mecânica ou elétrica, bem como o biogás ser queimado e resultar energia térmica.
Geração de energia por combustão
/
Biogás. (Créditos:mundoeducacao.bol.uol.com.br).
Só se é possível produzir eletricidade a partir do biogás que é retirado do lixo por meio da combustão que é realizada da seguinte maneira: o biogás é queimado e essa queima resulta em energia mecânica que, por sua vez, ativa os pistões e, após essa movimentação, é transformada em energia elétrica.
/
Processo de fabricação do biogás. (Créditos: marisadiniznetworking.blogspot.com.br).
Quais são as vantagens?
• É renovável (visto que está presente no lixo e no esgoto, é praticamente inesgotável);
• Fontes de matéria-prima são de fácil obtenção;
• Ajudam a evitar os lixões que trazem doenças e contaminam o solo;
• A reutilização de resíduos orgânicos;
• A redução das emissões de gases do efeito estufa;
• A produção de biofertilizante como um subproduto;
• Obtenção de energia térmica e elétrica a baixo custo.
Diante de toda problemática ambiental da atualidade, o biogás surge como uma ótima alternativa para reaproveitamento de lixo produzido pela população.