Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Domo de Aço

Domo de Aço

CBCA - 07 de dezembro de 2017 1536 Visualizações
Domo de Aço
Grandes arcos em aço suportam a cobertura do ginásio e os tirantes que sustentam as rampas de acesso
Para acelerar ao máximo a construção do ginásio poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT), os responsáveis pelo projeto arquitetônico optaram por dissociar a cobertura metálica das edificações em concreto – como arquibancadas e vestiários, além da quadra de esportes propriamente dita –, de modo que esses dois componentes fossem completamente autônomos.
“Toda a estrutura da cobertura e das rampas de acesso foi projetada, fabricada e montada em paralelo ao processo construtivo dos demais elementos do ginásio, o que reduziu o nosso cronograma pela metade”, explica o arquiteto José Roberto Andrade, do escritório Arqprojet Arquitetura e Planejamento, que elaborou o projeto arquitetônico do ginásio.
Contratado pela Secretaria de Esportes do Governo do Mato Grosso, o empreendimento compreendia um ginásio que atendesse à demanda de esportes indoor – sobretudo o voleibol, já que a intenção, na época, era sediar alguns jogos da Liga Mundial de Vôlei. Portanto, era fundamental satisfazer toda a normatização internacional do esporte e, principalmente, entregar a obra sem atrasos.
“Decidi trabalhar com um domo, uma cobertura em formato de cúpula, apoiada em quatro grandes arcos metálicos – dois arcos principais e dois laterais”, lembra Andrade. A ideia, de acordo com o arquiteto, era tirar partido dos arcos de maneira que sua percepção externa evidenciasse sua volumetria. Em parceria com a Multimetal, empresa responsável pelo projeto de estrutura metálica, foi possível dimensionar as seções dos arcos e viabilizar a solução arquitetônica.
O acesso ao ginásio se dá por rampas metálicas atirantadas aos arcos laterais. Os tirantes metálicos, fixados no bordo externo das rampas, contribuem para o preenchimento visual das laterais da construção. “As rampas metálicas atirantadas uniram, desse modo, a solução estrutural e o equilíbrio estético.”
/
O projeto arquitetônico previu que os arcos se encontrassem em dois momentos, apoiados em blocos de fundação aparentes, executados em concreto, que revelam o apoio da estrutura da cobertura. “Essas fundações, vale destacar, são independentes do restante das fundações do ginásio.”
Execução simultânea
Com vão livre principal de cerca de 135 m, a instalação dos arcos exigiu duas torres de montagem. Cada um dos arcos principais foi composto por três segmentos, apoiados e travados com o auxílio das torres para evitar movimentações. O projeto feito pela Multimetal previu o comportamento das estruturas durante a execução dos serviços de içamento e montagem.Ao todo, foram empregadas 780 toneladas de aço. Concluído o travamento, telhas duplas de perfil trapezoidal, do tipo sanduíche e preenchidas com isolante termoacústico, foram posicionadas sobre os arcos. Por fim, foram instaladas as rampas metálicas atirantadas.
Simultaneamente, outra equipe executava as edificações em concreto, com o uso intensivo de pré-fabricados. Os fechamentos foram efetuados com blocos de concreto aparente e elementos vazados compuseram o sistema de ventilação.
“Trabalhamos muito pouco com reboco. Estruturas aparentes geralmente demandam maiores cuidados de manutençao”, complementa Andrade. (E.C.L.)
Projeto arquitetônico: Arqprojet Arquitetura & Planejamento Ltda.
Área construída: 15.430,83 m² (área total)
Aço empregado: ASTM A-709 GR50W
Volume de aço: 780 t
Projeto estrutural: Multimetal Engenharia e Montagem de Estruturas Ltda.
Fornecimento da estrutura de aço: Multimetal Engenharia e Montagem de Estruturas Ltda.
Execução da obra: Lotufo Engenharia e Construções Ltda.
Local: Cuiabá, MT
Conclusão da obra: 2007