Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Antes nuclear, área de Chernobyl vai se transformar em grande usina solar

Antes nuclear, área de Chernobyl vai se transformar em grande usina solar

Ciclo Vivo - 15 de dezembro de 2017 1164 Visualizações
Antes nuclear, área de Chernobyl vai se transformar em grande usina solar
Só se passaram três décadas. O acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, ocorrido nos anos 80, ainda está presente na memória das pessoas. Entretanto, agora há uma esperança de compor novas e melhores recordações, uma vez que o país está prestes a construir uma das maiores usinas solares na região do desastre.
O anúncio do projeto foi anunciado no ano passado, conforme o CicloVivo relatou aqui. Mas, na época, a ideia ainda não estava confirmada. Até que na semana passada, a empresa de engenharia ucraniana Rodina Energy Group Ltd., em entrevista à Bloomberg, confirmou o projeto de construir uma fazenda solar de 1 megawatt em parceria com a empresa de energia alemã Enerparc AG.  
Com um solo muito radioativo para a agricultura, a área disponível para gerar energia renovável possui mais de mil quilômetros quadrados. O plano das companhias é desenvolver até 99 megawatts de energia solar ao longo do tempo e a construção já deve começar em dezembro.
Serão aproveitadas as linhas de transmissão de energia instaladas na década de 1970. E estima-se que o projeto custará mais de três milhões de reais.
Este é apenas um dos projetos, a Ucrânia está aberta para mais parcerias. Para atrair investidores, o governo está apostando em oferecer terrenos baratos e tarifas caras. As empresas Rodina e Enerparc, por exemplo, receberão 15 centavos de euros por quilowatt-hora de eletricidade gerada. De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, o valor é quase 40% maior do que o custo médio de energia solar na Europa. Agora, o questionamento que fica é sobre o quão seguro o local será para os trabalhadores atuarem nesta construção.