Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Receita junta vidro com estrutura e chapas metálicas

Receita junta vidro com estrutura e chapas metálicas

CBCA - 19 de janeiro de 2018 1353 Visualizações
Receita junta vidro com estrutura e chapas metálicas
Arquitetura Nacional: restaurante industrial, Gravataí, RS
Há setenta anos atuando no país, a Dana Incorporated, empresa de origem norte-americana que produz peças automotivas, possui unidades em Campinas, Diadema, Jundiaí, Limeira e Sorocaba, no estado de São Paulo, e em Gravataí, RS. É nesta última que fica o restaurante projetado pelo escritório Arquitetura Nacional, onde são diariamente servidas aproximadamente 2,5 mil refeições. A empresa pretendia unificar as duas construções existentes na fábrica onde eram preparadas e servidas as refeições e contratou o estúdio para desenvolver o projeto do novo restaurante.
O Arquitetura Nacional é um escritório de Porto Alegre fundado em 2010 pelos arquitetos Eduardo Maurmann, Elen Maurmann e Paula Otto que vem se destacando pela qualidade e diversidade de seus projetos – no primeiro semestre de 2017, o estúdio abriu uma unidade em São Paulo. Sobre o restaurante da Dana, a equipe relata que o projeto foi idealizado tendo como premissa o uso racional de recursos naturais e a preocupação com o desempenho energético do edifício. Acessibilidade e conforto dos usuários foram outros pontos que orientaram a proposta.
O programa solicitado pelo contratante está contido em um edifício equacionado a partir de estrutura metálica com uma planta que assemelha-se ao U - há um jardim ocupando o local entre as duas alas que reúnem, de um lado, os espaços de preparo e, do outro, a área onde são servidas as refeições. O traço limpo, correto e contemporâneo que costuma qualificar os projetos do estúdio também está presente no restaurante (belamente fotografado por Marcelo Donadussi) e faz com que o conjunto sobressaia no terreno plano e gramado onde, à distância, existem árvores de porte.
/
O fato de o edifício ter seu piso 60 cm acima do terreno otimiza seu desempenho térmico, asseguram os autores - “limita o contato com a umidade do solo e deixa o piso nivelado com a altura necessária para as docas ao fundo do terreno, facilitando o trabalho de carga e descarga dos veículos pesados”, justificam eles no memorial. Já a orientação solar e as aberturas de ventilação das esquadrias foram projetadas para aproveitar ao máximo a luz e ventilação natural, reduzindo iluminação e climatização artificial.
A fachada sul possui vedação envidraçada com uma faixa inferior dotada de esquadrias pivotantes, mais propícias a receber o ar externo natural. “Este cruza a área do salão criando uma pressão negativa, fazendo com que o ar quente saia pela faixa superior de esquadrias de maior altura no lado oposto, naturalmente renovando o ar pelo jardim interno que divide o salão da cozinha”, escrevem os arquitetos.
O fechamento nas faces leste e oeste é de chapas metálicas onduladas – elas são perfuradas nas aberturas de iluminação e ventilação, trazendo privacidade sem comprometer a qualidade térmica e visual. Para a equipe, a organização dos espaços de trabalho da cozinha merece destaque: “com fluxo contínuo do início ao fim da produção, os insumos chegam na doca de recebimento, percorrem a cozinha passando pelas áreas de pré higienização, estoque, preparo e cocção, até virarem os resíduos, que são retirados pela doca de saída, no lado oposto”, eles informam.
Na avaliação dos autores a organização interna permite um ambiente de trabalho organizado e limpo, condição que contribui para reduzir os riscos de contaminação dos alimentos. Os arquitetos observam também que a disposição dos espaços e o jardim - com grandes planos envidraçados para áreas da cozinha – proporcionam aos colaboradores observarem de perto as diferentes etapas do processo de produção e preparação da comida, trazendo aspecto de transparência e aprendizado em um ambiente que, em geral, é destituído dessas características.
“O prédio ainda possui uma farmácia e uma lanchonete, além de uma horta orgânica em seu jardim interno, onde a própria equipe da cozinha pode plantar o que quiser para seu consumo. Isso reforça a apropriação do espaço pelos colaboradores, refletindo o que mais se deseja em relação à edificação: um aumento na qualidade de vida de seus usuários”, concluem os sócios do Arquitetura Nacional.
/ 
/
Ficha Técnica
Restaurante Dana Incorporated
Local Gravataí, RS
Data de início do projeto 2014
Data da conclusão da obra 2015
Área construída 1.078,59 m²
Arquitetura Arquitetura Nacional – Eduardo Maurmann, Elen Maurmann, Paula Otto, Lucas Pessato e equipe (autores)
Estrutura Medabil Sistemas Construtivos
Hidráulica e elétrica Filippon Engenharia
Prevenção e combate a incêndio Combat
Construção Marco Engenharia
Fotos Marcelo Donadussi
Fornecedores Macon Cozinhas Industriais (equipamentos de cozinha) Hunter Douglas (revestimento externo)