Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Transformar com Aço

Transformar com Aço

CBCA - 24 de janeiro de 2018 1111 Visualizações
Transformar com Aço
Estacionamento com capacidade para abrigar 800 veículos foi dimensionado a partir de pilares e vigas laminados em aço
Inaugurado em 1981, o Flamboyant é o mais antigo shopping center de Goiás. Ao longo da sua existência, passou por diversas etapas de ampliação e modernização, tornando-se um importante centro de compras e lazer para a população de Goiânia, com mais de 138 mil m²de área construída.
Apesar de a construção original ter sido realizada em concreto, o aço gradativamente passou a ter um papel de maior destaque na edificação, contribuindo para viabilizar as sucessivas transformações, que sempre contaram com as estruturas em aço para reconfigurar o espaço.
A necessidade de realizar as obras sem comprometer o funcionamento normal do shopping, além da versatilidade do material, sua leveza e a velocidade na execução, foram os fatores essenciais que determinaram a opção pelo material.
/
Entre as diversas reformas, uma grande expansão foi realizada em 2003, com o objetivo de revitalizar a identidade visual do conjunto comercial e, para isso, 1.200 toneladas de aço foram utilizadas. O terceiro piso da ala sul foi ampliado e uma grande cúpula foi instalada, espaço que hoje é chamado de Praça da Cúpula e recebe exposições. Com 26 m de diâmetro e 8 m de altura, a cúpula foi estruturada a partir de perfis em aço tubulares retangulares. Também foram construídas outras duas abóbadas ao longo do shopping, com estrutura em aço, recebendo fechamento com vidros laminados.
Já em 2006, uma nova ampliação acrescentou 48 mil m² à área construída do empreendimento, incluindo um novo estacionamento com quatro pavimentos e capacidade para 800 veículos. Nesse período, também houve uma expansão na ala norte do shopping. Para o sistema estrutural, pilares e vigas em aço foram especificados, além das rampas de acesso ao estacionamento, com um consumo de mais de 2 mil toneladas do material.
A mais recente
Por fim, a última grande ampliação em aço aconteceu em 2014, quando a ala norte foi revitalizada e passou a contar com mais 11,3 mil m 2 de área construída. O projeto completou o piso 3 e revitalizou os pisos 1 e 2 da ala norte e a praça de alimentação da ala oeste. “Com as estruturas metálicas usadas no terceiro andar, não tivemos de realizar reforços nas fundações”, explica o engenheiro Cezar Valmor Mortari, da Irontec Construção Metálica, empresa especializada na fabricação de estruturas metálicas e também responsável pelas alterações. A informação é enfatizada pelo engenheiro Angelos Katopodis, da MK Estruturas Metálicas. Segundo ele, o uso de pilares em aço, de vigas mistas em aço e concreto e de lajes em steel deck, dispensou os escoramentos e foram fundamentais para trazer mais velocidade e qualidade construtiva à obra.
Executar toda a obra em oito meses, sempre com o shopping funcionando, com restrições de horário, barulho e espaço para trabalho; fazer reforços estruturais de pilares e fundações sem interromper a operação das lojas; manter a estanqueidade do prédio; atender às rigorosas normas de segurança foram os principais desafios, “que conseguimos superar com muito sucesso, já que estas são exatamente algumas das vantagens do uso do aço”, complementa Mortari.
Montagem planejada
A montagem das peças, apesar de ocorrer sem entraves, exigiu uma atenção maior da equipe de engenharia na área da praça de alimentação, localizada em uma região central da construção e muito distante das fachadas. “Foi feita a troca da cobertura da praça de alimentação, onde foram instaladas vigas em aço sobre 35 m de vão livre e 12 toneladas de peso, projetadas para receberem fechamento em vidro”, explica Mortari. Para realizar a troca da cobertura, a estrutura antiga foi desmontada e um mezanino em painel wall foi adotado para servir de estrutura provisória e possibilitar o acesso à cobertura pelo lado interno. As peças foram içadas por guindastes e equipamentos de movimentação horizontal do tipo ponte rolante, junto a uma estrutura mecânica de trolleys rolantes laterais possibilitaram a movimentação das vigas mais pesadas até o local de montagem definitiva.
Nos andares inferiores houve uma readequação das áreas, que consistiu na demolição de escadas rolantes, elevadores e uma nova configuração de circulação, mais aberta, de dimensões e visual mais impactantes, introduzindo um conceito arquitetônico mais contemporâneo. “A estrutura metálica projetada assume um papel preponderante, clássico e marcante na nova imagem do prédio”, explica o arquiteto Antônio Cordeiro, da CDC Arquitetos.
O uso da estrutura metálica também trouxe ganhos em termos de sustentabilidade. O arquiteto concebeu lanternins e claraboias generosos com vidros, que diminuíram sensivelmente a incidência de raios ultravioletas e infravermelhos, sem prejuízo à iluminação natural. A alteração, além dos ganhos energéticos, também trouxe reduções significativas nos custos com condicionamento de ar. (N.L.)
/
A cúpula em aço, instalada no espaço que recebe exposições, tem 26 m de diâmetro e 8 m de altura
Projeto arquitetônico: Arquitetura Espacial e CDC Arquitetos
Área construída: 71.311 m²
Aço empregado: ASTM A36, ASTM A-572 GR42, ASTM A572 GR50, ASTM A-709 GR 50W, ASTM A345 GR50
Volume de aço: 4.080 t
Projeto estrutural: Guiper Engenharia Ltda., Irontec Construção Metálica Ltda., MK Estruturas Metálica Ltda. e Colmeia Consultoria e Projetos Ltda.
Fornecimento da estrutura de aço: Irontec Construção Metálica Ltda. e Pedra Grande Engenharia Ltda.
Execução da obra: Toctao Engenharia Ltda. e Dan Hebert Engenharia S.A.
Local: Goiânia, Goiás
Conclusão da obra: 2014