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Como a China construiu a mais longa ponte de cruzamento de oceano do mundo

Redação EC - 08 de fevereiro de 2018 2881 Visualizações
Como a China construiu a mais longa ponte de cruzamento de oceano do mundo
Projetada com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico do Delta do rio Yangtze, a ponte de Hangzhou, que foi aberta ao público em maio de 2008, reduziu a distância de transporte terrestre de Ningbo a Xangai em 120 km, permitindo que uma viagem que duraria quatro horas, pudesse ser realizada em duas horas e meia. 
A construção dela, no entanto, exigiu trabalho árduo e avanços notáveis na área de engenharia. Para se ter uma ideia, a obra mobilizou cerca de 600 especialistas e exigiu novas técnicas, materiais e equipamentos, devido, especialmente, ao designer inovador do projeto. 
Isso porque a baía de Hangzhou está localizada em uma área com condições geológicas complicadas, propensa a tufões e grandes ondas. Ambos os fatores tornaram a viabilidade da construção uma grande preocupação para os engenheiros envolvidos no caso, que, somente após nove anos de pesquisa, optaram por um projeto de ponte retratado por cabo que poderia suportar as condições adversas do local. 
Desafios da construção
Tais condições marinhas da baía causaram dificuldades diversas ao projeto. A primeira delas, na ancoragem de barcaças e embarcações de construção. Por esse motivo, parte da atividade precisou ser realizada em terra e, posteriormente, os componentes pré-fabricados foram transportados e instalados no local. O transporte e a montagem das vigas no mar demandaram a utilização de guindastes flutuantes gigantes com dispositivos de ancoragem precisos e guindastes de lançamento. 
A construção de lixões perto da costa sul, em uma área de maré alternada e seca, por sua vez, apresentou sérios problemas técnicos. Para solucioná-lo, montou-se um cavalete temporário de 10 km para a construção de pilhagem e cais. Pesando 1.430 toneladas, as vigas foram erguidas do topo, começando do extremo da terra e lançando para o mar. Cada período previamente erguido serviu como o convés para o transporte e a montagem das próximas vigas enquanto o pórtico de lançamento avançava.
Além disso, outro desafio enfrentado pelo projeto foi a erupção do gás natural em uma camada superficial ao longo da linha da ponte. Após a realização de um estudo especial, que investigou a distribuição do gás e a propriedade do solo durante e após a sua liberação, o gás pôde ser liberado antes da movimentação de pilha, evitando, assim, qualquer perturbação no solo, colapso de terra ou erupção.
Por trás de uma estrutura complexa
Toda a estrutura da ponte da baía de Hangzhou compreende nove seções, incluindo duas margens principais, com uma extensão ao norte de 448 m e uma extensão ao sul de 318 m. Fora isso, o projeto também incluiu a instalação de dispositivos de segurança do trânsito, sistemas de monitoramento, equipamentos de comunicação, praças de pedágio, energia elétrica, iluminação e manutenção e prédios de escritórios.
Destacando-se como um caso de sucesso das possibilidades que as inovações tecnologias atuais podem proporcionar, a ponte da baía de Hangzhou foi construída para servir durante 100 anos e pode suportar terremotos que medem sete pontos na escala de Richter. A ponte tem uma altura de 62 metros, o que permite que os navios-contêineres da quarta e quinta geração passem em todas as condições. O custo total do projeto foi de aproximadamente US $ 1,5 bilhão.
FICHA TÉCNICA
Responsável: Wang Yong
Empreiteira: China Railway Bridge Bureau Group Co. Ltd.
Consultoria em Engenharia: Hardesty & Hanover LLP
Design: Ty Lin Internacional
Sistema de proteção contra impacto: Ben C Gerwick
Aço utilizado: 800 mil toneladas
Maior vão livre: 488 metros
Extensão: 36 quilômetros
Início da Construção: junho de 2003
Término da Construção: junho de 2007