Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Ponte na Suécia transformará rio em anfiteatro público

Ponte na Suécia transformará rio em anfiteatro público

ArchDaily - 23 de fevereiro de 2018 1245 Visualizações
Ponte na Suécia transformará rio em anfiteatro público
Kalix, uma pequena cidade no norte da Suécia, planeja substituir sua atual ponte em 2019. Como parte desse processo, a Administração Sueca de Tráfego contratou o escritório Erik Andersson Architects para elaborar uma proposta inicial para uma ponte que não só substituiria a funções da estrutura existente, como também servirá como espaço de encontro e equipamento público.
O projeto apresentado mostra uma solução simples, mas engenhosa, que prevê o tráfego de carros e bicicletas ocupando a pista superior da ponte, enquanto que os pedestres estão separados no percurso abaixo, na porção sul da ponte. Ao segregar o caminho peatonal, a caixa de rolagem dos veículos pode atuar como cobertura para os pedestres, protegendo-os das intempéries. 
/
No entanto, a marca do projeto são os arcos de apoio que se prolongam como contrafortes e descem até o rio. Patamares esculpidos volumes permitem que os pedestres caminhem até a borda d'água, transformando a lateral da ponte em um espaço público que conecta a cidade com o rio.
/
A ideia por trás da ponte é transformar um simples cruzamento do rio em uma experiência e criar uma atmosfera acolhedora. Também queríamos permitir que as pessoas se aproximassem da água e apreciassem a vista, ao mesmo tempo que oferecemos proteção contra o clima, que pode ser hostil nessa parte do país, disse Erik Andersson. O projeto é um híbrido de anfiteatro e ponte. Você pode usá-lo como desejar; sentar-se para  apreciar o rio e a vista, passar por baixo de barco ou simplesmente atravessar a pé ou de bicicleta.