Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias A importância dos equipamentos de segurança na construção civil

A importância dos equipamentos de segurança na construção civil

Diário do Sudoeste - 20 de junho de 2013 2297 Visualizações
A importância dos equipamentos de segurança na construção civil
 
A indústria da construção civil é uma das áreas mais antigas de atuação do homem e com o passar dos anos, só vem evoluindo e expandido cada vez mais. Em Pato Branco, esse crescimento pode ser observado diariamente, pois prédios e novas residências aparecem a cada dia.
Assim como é um dos ramos que oferecem muitas vagas de emprego, também é um local que infelizmente apresenta muitos riscos para a ocorrência de acidentes, principalmente para os trabalhadores da obra. Contudo, muitos dos acidentes que acabam acontecendo nos canteiros poderiam ser evitados, se fossem seguidas as normas e usados os equipamentos coletivos e individuais de segurança.
O coordenador do Núcleo de Engenharias e Arquitetura da Faculdade Mater Dei e engenheiro civil Vitor Guerra explica que todas as construções civis são classificadas conforme o seu porte, por exemplo, a obra de uma residência, que tem um porte menor, também tem uma restrição menor quanto às questões de segurança se comparada às de um edifício. Contudo, ele explicou que geralmente as residências não são construídas por construtoras e sim por construtores, e nem sempre tem um engenheiro civil responsável técnico por essa obra, que é o responsável pela segurança dos trabalhadores e de terceiros.
De acordo com Vitor, o engenheiro civil, entre as suas funções, tem a obrigação de orientar os trabalhadores sobre os tipos de equipamentos de segurança que devem usar, como esses equipamentos devem ser acondicionados, utilizados e, principalmente, como não prejudicar terceiros, por exemplo, os pedestres que passam próximo à obra.
Nas construções de grande porte, ele explica que essas são de responsabilidade das construtoras e, quanto às questões de segurança, existem legislações municipais, estaduais e federais que precisam ser seguidas. As legislações municipais variam conforme os municípios, mas todas têm a finalidade de promover a segurança da parte de fora da obra, ou seja, a segurança dos pedestres que passarem próximos à obra. Em Pato Branco, por exemplo, Vitor explica que existe a legislação quanto à colocação de tapumes, onde obras com até 8 metros de altura e afastadas até 2 metros do alinhamento predial devem ter tapumes de 2 metros de altura. Já as obras com mais de 8 metros de altura, afastadas até 2 metros do alinhamento predial, devem ter tapumes de 2,5 metros de altura. Já as obras afastadas até 8 metros do alinhamento predial, não precisam ter tapumes. Outra orientação é que a colocação dos tapumes não pode ultrapassar os ¾ do espaço total do passeio e jamais adentrar a rua. 
Equipamentos de segurança
Dentro dos canteiros de obras existem os equipamentos de segurança individuais e os coletivos. Entre os coletivos, além dos tapumes, existem nos edifícios a colocação das redes de segurança e os balanços de segurança, ambos servem para evitar que qualquer material utilizado na obra caia e atinja um pedestre na rua e também para proteger o próprio trabalhador, caso ele sofra uma queda.
Já os equipamentos de proteção individual, entre os mais usados estão: o capacete, as luvas, os óculos de proteção, as botinas, os cintos de segurança e as máscaras.  
De acordo com Vitor, muitos acidentes que acontecem nas obras acabam ocorrendo pelo mau uso ou pelo desconhecimento de como usar os equipamentos de segurança, por isso a importância da orientação do engenheiro civil sobre o uso dos equipamentos para a sua equipe de trabalho.
Construtoras
O acadêmico de engenharia civil e sócio-gerente de uma construtora em Pato Branco, Clóvis Padoan Filho, comentou que é de fundamental importância que as construtoras sigam as normas estipuladas para a construção civil, porque o não seguimento faz com que a construtora assuma o risco de haver acidentes.
Ele também comentou que a sua construtora está implantando um sistema de gestão da qualidade em que já na instrução de trabalho passada aos funcionários são determinados os tipos de equipamentos que eles deverão usar conforme a etapa da obra. Contudo, ele comentou que uma das maiores dificuldades que as construtoras enfrentam é a conscientização dos trabalhados sobre a importância do uso desses equipamentos. “O maior trabalho não é nem identificar qual equipamento usar ou fazer a compra deles, mas sim fazer com que o funcionário entenda que ele tem que estar com o capacete, que ele deve usar a botina, que ele tem colocar o óculos para trabalhar, para garantir a sua segurança”, relatou.