Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Novo: módulo avançado do curso sobre projeto estrutural de edifícios de alvenaria

Novo: módulo avançado do curso sobre projeto estrutural de edifícios de alvenaria

Assessoria de Imprensa - 18 de maio de 2018 1367 Visualizações
Novo: módulo avançado do curso sobre projeto estrutural de edifícios de alvenaria
Acompanhando a tendência irreversível de aumento da construção de edifícios em alvenaria estrutural por conta de inúmeras vantagens constatadas por construtoras brasileiras e, consequentemente, a necessidade dos profissionais se aperfeiçoarem, cada vez mais, no desenvolvimento de projetos com este sistema, a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) acaba de lançar um novo módulo do curso Projeto Estrutural de Edifícios de Alvenaria.
O programa visa proporcionar maior habilitação técnica dos profissionais envolvidos no projeto, na execução e no controle de obras em alvenaria estrutural, transmitindo conhecimentos avançados sobre o projeto estrutural de edifícios de alvenaria, direcionados ao projetista que já possui conhecimento básico sobre o tema.
Tendo como instrutor o eng. Márcio Roberto Silva Corrêa, o curso será realizado no dia 26 de maio de 2018, das 8 às 17h, na sede nacional da ABECE, que fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 – cj. 61 – Jardim Paulistano - São Paulo (SP).
/
De forma simples e objetiva, partindo da apresentação de estudo da inclusão dos lintéis no acoplamento de paredes de alvenaria, para o enrijecimento do sistema de contraventamento lateral do edifício e a consideração do efeito do cisalhamento na deformação das paredes, o instrutor demonstra o procedimento, apresentando exemplo prático em que tais procedimentos são adotados para viabilizar o sistema estrutural de edifício de vinte pavimentos em alvenaria, situado em região de ventos fortes.
Na sequência, discute-se o sistema de controle da alvenaria, destacando-se os ensaios de laboratório usualmente empregados para tal fim, bem como a sua aplicação segundo as normas técnicas brasileiras em vigor e destaca-se a análise de não-conformidades de resultados, discutindo-se os procedimentos aplicáveis quando as resistências experimentais apuradas não atingem os valores das resistências de projeto.
Adicionalmente, analisa-se a flexo-compressão de paredes, apresentando procedimento apurado para o seu dimensionamento. Exemplos práticos são discutidos, avaliando-se as aproximações presentes em normas técnicas brasileiras e internacionais. Apresentam-se as manifestações patológicas mais comuns em alvenaria estrutural, analisando-se suas causas e formas de prevenção. Por fim, discutem-se modelos de cálculo para avaliação do efeito arco na ação composta entre paredes de alvenaria e vigamento de apoio. Utiliza-se software livre para análise estrutural do contraventamento da edificação além de planilhas de cálculo para controle de obra e dimensionamento de elementos de alvenaria estrutural.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela USP, o eng. Márcio Roberto Silva Corrêa, colabora com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e é professor associado da USP.
Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Alvenaria, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, métodos numéricos, análise experimental. Orientou diversas teses de doutorado e dissertações de mestrado, além de ter publicado um livro e mais de 150 artigos em congressos e revistas científicas.
As vagas para o curso Projeto Estrutural de Edifícios de Alvenaria – Módulo Avançado são limitadas e as inscrições devem ser feitas no link http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3279 . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 e e-mail abece@abece.com.br .