Belezas da engenharia: veja quais são as 12 maiores pontes do mundo

Tecmundo
Dentro da engenharia, pontes são conhecidas como obras de arte por suas dimensões e importância para a sociedade. Mesmo sem sabermos muito sobre como elas são construídas, a grandiosidade dessas estruturas chama a atenção; além de muitas vezes elas se tornarem um ponto turístico da cidade, também demonstram o desenvolvimento da economia local.
Veja abaixo as 12 pontes mais longas do mundo, que foram construídas para facilitar o deslocamento entre regiões mas também proporcionam ótimas fotos.
12. Ponte do Rei Fahd
Ligando a Arábia Saudita e o Bahrein, essa ponte foi inaugurada em 1986 e possui 25 quilômetros de extensão.
11. Ponte Qingdao Haiwan
Essa ponte fica na China e foi inaugurada em 2005. Ela conecta a cidade de Qingdao à ilha de Huangdao, através dos 26 quilômetros que cruzam a Baía de Jiaozhou.
10. Ponte de Donghai
Ainda na China, esta ponte tem 32 quilômetros de extensão e liga as cidades de Shangai e Zhejiang.
9. Ponte de Runyang
O crescimento econômico chinês não é algo que só existe em sites de notícias; a prova disso é o número de estruturas localizadas no país. Inaugurada em 2005, essa ponte corta o rio Yangtze e ainda passa por uma ilha no meio do caminho, totalizando 35 quilômetros de extensão.
8. Ponte da Baía de Hangzhou
Mais uma ponte chinesa, e essa possui 35 quilômetros de extensão. Quando foi inaugurada, em 2005, reduziu o tempo de deslocamento entre Ningbo e Shangai pela metade. Ou seja, a viagem, que levava 4 horas, agora pode ser feita em apenas 2.
7. Ponte do Pântano Manchac
Duas pistas separadas, inauguradas em 1979, se estendem por 36 quilômetros para cruzar o pântano Manchac. Para as fundações dessa ponte, sobre um terreno charcoso, foram necessárias estacas, perfuradas até uma profundidade de 76 metros.
6. Ponte do Lago Pontchartrain
Essa é a maior ponte do mundo totalmente sobre a água, com 38 quilômetros de extensão e localizada nos EUA. Após a inauguração da Qingdao Haiwan, na China, o Livro dos Recordes criou duas categorias para essas estruturas; a americana tem toda sua extensão sobre a água, enquanto a chinesa possui somente um trecho nessa condição.
5. Ponte Hong Kong–Zhuhai–Macau
Finalizada em 2017 e com inauguração programada para julho de 2018, essa ponte possui 54 quilômetros de extensão. Após o início da passagem de automóveis, ela será a maior do mundo sobre o mar.
4. Via Expressa Bang Na
Essa via expressa, localizada na Tailândia, é um viaduto; seus 54 quilômetros de extensão fazem com que ela não possa ficar fora desta lista.
3. Ponte de Tianjin
Com 112 quilômetros de extensão, essa é uma ponte ferroviária e faz parte da linha de alta velocidade Pequim–Xangai.
2. Viaduto Changhua–Kaohsiung
Também para uso ferroviário, esse viaduto localizado em Taiwan possui 156 quilômetros de extensão. Ele foi construído para suportar terremotos, tornando possível que os trens parem durante um evento e facilitando a reparação de estragos.
1. Ponte Danyang–Kunshan
Inaugurada em 2010, essa ponte é a maior do mundo, com 164 quilômetros de extensão. Ela existe para uso ferroviário e possui um trecho que passa sobre o lago Yangcheng. Ela também faz parte da linha de alta velocidade Pequim–Xangai.

Leia na biblioteca do ENGENHARIA COMPARTILHADA:

© 2013 - Todos os direitos reservados DIAGRAMA MARKETING EDITORIAL


Loading