Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias De estrutura metálica, morada sustentável com mata ao redor é sonho de casal

De estrutura metálica, morada sustentável com mata ao redor é sonho de casal

Campo Grande News - 20 de junho de 2018 1849 Visualizações
De estrutura metálica, morada sustentável com mata ao redor é sonho de casal
Natureza ao fundo foi determinante para construção da nova casa. (Foto: Fellipe Lima)
Moderno e rústico se encontram no lar de um casal de empresários, no condomínio Terras do Golfe, em Campo Grande. Se por um lado a construção revela detalhes sofisticados na decoração, por outro a arquitetura 100% de estrutura metálica traz elementos sustentáveis, pensados pelos dois que sonhavam em ter uma casa autossuficiente e perante a natureza.
O terreno com área total de frente para a mata do condomínio foi determinante na elaboração do projeto executado pelo Dias e Peralta Arquitetos. O casal queria uma construção moderna, mas que ao mesmo tempo fosse otimizada, no sentido de reduzir tempo de obra e custos, principalmente, quanto ao desperdício de materiais, detalha o arquiteto João Pedro Dias.
O principal conceito da casa é aproveitar ao máximo a iluminação natural por meio das inúmeras portas de correr. Em razão disso a estrutura metálica foi a alternativa encontrada com uso de vidro na maior parte do imóvel.
/
Casa térrea de estrutura metálica tem ambientes integrados e mezanino para escritório e area de leitura. (Foto: Fellipe Lima)
A escolha também diminuiu, significativamente, o tempo e o custo da obra no final das contas. Uma construção convencional demoraria de 12 a 15 meses para ficar pronta. Nesse caso a obra foi finalizada em 10 meses. Isso porque optamos em não não fazer mais rápido, justamente para que cada detalhe fosse bem pensado e executado.
A economia surge também no uso de materiais. Porque ao reduzir o uso de madeira, prego e outros materiais para uma construção convencional, que parte depois da obra vai para o lixo, no final calculamos um custo menor.
Detalhes - Quem entra pela porta da frente, também metálica, escolhida pela durabilidade e a necessidade de manutenção mínima, dá de cara com quatro ambientes integrados que conversam de frente para a mata que abraça toda a área externa.
A casa é térrea, mas logo na entrada já dá para sentir uma diferença, com a escada que conecta visualmente ao mezanino construído para abrigar um escritório, sala de leitura e uma academia sem excessos, apenas com uma esteira e bicicleta ergométrica.
É um casal com espírito jovem, ambos na hora da concepção dos espaços, fizeram questão que área o social e de serviço fossem integradas, buscando o máximo de funcionalidade, para estarem sempre entre família e amigos.
/
Área externa, próximo a natureza, que mistura estilo rústico e industrial. (Foto: Fellipe Lima)
Com aproximadamente 359 m² de área construída, o espaço integrado conta com sala de estar, sala de TV, cozinha, sala de jantar e espaço gourmet.
As portas de correr em um vão de 17 metros são a chance para contemplar a área externa que ganhou um paisagismo com plantas ornamentais, um pergolado de madeira e espaço com hidromassagem. De brinde, a mata que traz ao lar a calmaria que o casal sonhava.
Seguindo o princípio da sustentabilidade, além da casa contar com o máximo de iluminação natural, a saída foi investir em energia solar. Toda energia consumida é a casa que produz. Há aquecimento solar de água do chuveiro, cozinha e lavanderia.
Assinada por Melara Zuanazzi Arquitetura, a decoração mistura detalhes do estilo industrial e rústico. A vida do casal é em volta da área industrial e rústica, eles trabalham com processo de construção industrial e queriam algo nesse estilo com muita estrutura metálica, em contraponto tem muitos detalhes em madeiras porque também são fazendeiros.