Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias 7 obras que mostram o futuro da construção civil

7 obras que mostram o futuro da construção civil

Blog da Engenharia - 13 de julho de 2018 1595 Visualizações
7 obras que mostram o futuro da construção civil
A tecnologia tem impactado a construção civil; entre drones, impressão 3D, prédios inteligentes e outras novidades, a tendência é de que a forma de construir seja revolucionada nos próximos anos. Algumas obras já apresentam esses indícios e, para comprovar, nós vamos mostrar uma lista com 7 obras que mostram o futuro da construção civil.
1. The Queensferry Crossing (Escócia)
A construção da ponte começou em 2011 e foi finalizada em 2017. Com 2,7km, ela é a ponte mais longa do seu tipo (ponte suspensa com três torres) no mundo e foi muito esperada pelos motoristas locais, que agora contam com uma viagem sem filas que liga Edinburgh a Fife.
A ponte possui um sistema que reduz a pressão do vento nos veículos, o que diminui o risco de fechamento da ponte devido a fortes ventos. O projeto foi idealizado para que a ponte transporte 24 milhões de veículos por ano. As estimativas de projeto são de que ela dure 120 anos, com manutenção mínima, podendo atingir os 150 anos. O custo foi de 1,3 bilhão de libras.
/
Imagem: thetimes.co.uk
 
2. Shanghai Tower (China)
A construção foi iniciada em 2009 e a inauguração ocorreu em 2015. Com 632 metros de altura, é uma das construções mais eficientes em termos de energia no mundo (com LEED Platinum). A forma espiralada está relacionada à redução de 24% nos esforços causados pelo vento.
/
Imagem: archinect.com
 
3. Hong Kong-Zhuhai-Macau Bridge (China)
A ponte que interliga Hong Kong a Zhuhai e Macau é a maior travessia marítima já construída. Pontes, ilhas artificiais e túneis fazem parte da construção de mais de 50km. A estimativa é de que ela dure 120 até requisitar intervenções significativas. O início das obras foi em 2009. A previsão de término era para 2017, mas alguns atrasos prorrogaram a data para 2018.
/
Imagem: hongkong.com
 
4. Central Park Tower (Estados Unidos)
O início da obra foi em 2014 e a previsão de término é em 2020. Na construção, localizada em Nova York, são usadas técnicas e recursos para redução das emissões, otimização da circulação de ar e controle climático. As características fazem com que o edifício de 472 metros de altura seja sustentável. Além disso, o projeto é extremamente luxuoso.
/
Imagem: skyscrapercenter.com
 
5. Jeddah Tower (Arábia Saudita)
O início da obra foi em 2013. Quando finalizad0, com previsão para 2021, será o edifício mais alto do mundo, com 1km de altura. Ele ultrapassará o Burj Khalifa, que atualmente ocupa o posto de mais alto, com 826 metros. Além disso, o Jeddah Tower será um arranha-céu sustentável. O custo é estimado em 1,23 bilhão de dólares.
/
Imagem: cnn.com
 
6. Carlsbad Desalination Plant (Estados Unidos)
Essa usina será capaz de dessalinizar até 50 milhões de galões de água (aproximadamente 190 milhões de litros) por dia, quando concluída. As obras foram iniciadas em 2015 e a previsão de término é para 2020.
/
Imagem: kleinfelder.com
 
7. Alvarado Water Treatment Plant (Estados Unidos)
O sistema de tratamento de água Alvarado vai duplicar a capacidade de filtração de água em San Diego, que passará a ser de 800.000 metros cúbicos por dia. Ainda, ele será movido a energia solar.
O início das obras foi em 2008 e a previsão de término é para 2028. A estimativa é de que o sistema dure 75 anos.
A implantação será por partes, as quais compreendem planta de tratamento químico, floculação, sedimentação e melhorias nos sistemas elétricos e de controle.
/
Imagem: spartanwatertreatment.com