Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira

Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira

Archdaily - 13 de julho de 2018 873 Visualizações
Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira
A madeira como material construtivo têm experimentando um certo renascimento. Embora elementar e enganosamente simples, a tecnologia aplicada tem transformado este material construtivo. Se você tiver dúvidas sobre como escolher e usar madeira, a missão da Think Wood é fornecer acesso ao conjunto de pesquisas e informações em expansão.
Em apoio ao tema do AIA deste ano, Blueprint for Better Cities, a Think Wood esteve na AIA Conference on Architecture para compartilhar pesquisas e recursos sobre os benefícios da madeira e como ela oferece melhores soluções para as comunidades onde trabalhamos e vivemos. Se tiver a oportunidade de ir à conferência, não deixe de visitar o Pavilhão de Madeira no estande 757. Mas se estiver interessado em aprender mais, mas não poderá estar lá (como a maioria de nós) continue lendo para ver os benefícios da madeira como material de construção.
/
WREN em Los Angeles é um projeto de 47.000 m² com cinco pavimentos de construção de estrutura de madeira sobre dois níveis de concreto. A madeira foi escolhida por sua competitividade em custos e velocidade de construção. Foto: Kevin Korczyk
 
Com a crescente pressão para reduzir a pegada de carbono do ambiente construído, projetistas inteligentes estão encontrando maneiras de construir com maior responsabilidade e, ao mesmo tempo, atender às necessidades operacionais e estruturais:
Diversidade, equidade e inclusão: À medida que a população global continua a crescer, aumenta também a necessidade de moradias sustentáveis em áreas urbanas em expansão. Estruturas pré-fabricadas de madeira  estão se tornando mais comuns, resultando em canteiros de obras mais seguros e menores tempos de construção. Os edifícios de madeira maciça, em particular, são aproximadamente 25 por cento mais rápidos de serem construídos do que edifícios semelhantes em concreto. As comunidades beneficiam-se de um tempo de obra menor e de ruídos e tráfegos limitados.
Materiais: A madeira é o único material construtivo de alto desempenho - o único material de construção que é 100% natural e renovável. Os produtos de madeira provenientes de florestas  manejados de modo sustentável são uma escolha responsável e requerem menos energia para fabricar do que outros importantes materiais de construção. A madeira oferece uma combinação de propriedades estruturais naturais e estéticas, adequando-se a uma variedade de aplicações no ambiente construído.
Energia e Carbono: O impacto negativo dos materiais de construção extraídos ou colhidos até a fabricação, transporte e construção é a força motriz por trás de muitas iniciativas para melhorar as estruturas do futuro. Estruturas de madeira requerem menos energia incorporada, são responsáveis por menor poluição do ar e da água e têm uma pegada de carbono mais leve do que outros materiais construtivos comuns. Segundo estimativas, o uso a curto prazo de tecnologias de madeira emergentes, poderia ter o mesmo efeito de controle de emissões do que tirar dois milhões de carros das ruas durante um ano.
Resiliência: O International Building Code (IBC) inclui inúmeras disposições e diretrizes para projetar estruturas de madeira resilientes. Esses padrões, juntamente com as qualidades resilientes inerentes da madeira, melhoram o desempenho da construção para melhor resistir a terremotos e furacões, aos efeitos da mudança climática e até mesmo a ataques deliberados. A resiliência é chave porque não há nada sustentável em ter que reconstruir as estruturas antes do fim de suas vidas de serviço antecipadas e de todos os recursos que isso implica.
Projeto e Saúde: O uso da madeira como material estrutural ou de acabamento pode ter um efeito profundo sobre a saúde e no bem-estar dos ocupantes. Os efeitos incluem melhoria na qualidade do ar interno, acústica, saúde física e uma resposta humana positiva à madeira que sempre foi intuitiva, mas que está sendo cada vez mais comprovada por pesquisas e experiências.
Arquitetos em toda a América estão incorporando cada vez mais madeira em seus projetos por seu potencial promissor para transformar a maneira como construímos cidades, enquanto ao mesmo tempo que oferecem uma alternativa segura e responsável aos materiais de construção tradicionais.