Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Construção industrializada será destaque na Concrete Show 2013

Construção industrializada será destaque na Concrete Show 2013

- 28 de agosto de 2013 1983 Visualizações
Construção industrializada será destaque na Concrete Show 2013
 
Os diferenciais e os benefícios da construção industrializada estarão em evidência na Ilha do Pré-Moldado, durante a Concrete Show 2013, que tem início nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A Ilha é uma iniciativa da Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto em parceria com os fabricantes do setor.
Em uma área de 350 m2, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a evolução tecnológica da construção industrializada, cases de sucessos em obras de infraestrutura, de edificações e, também, na área industrial, e ter contato com as principais empresas do segmento de pré-fabricação de concreto no País. “A Ilha é um espaço exclusivo que reforça o conceito da construção industrializada e, ao mesmo tempo, proporciona uma interação social e de negócios entre clientes, profissionais e empresários ligados direta e indiretamente com o nosso segmento. Com isso, a Ilha torna-se um ponto de encontro para quem tem o interesse em ampliar seu conhecimento técnico e seu relacionamento no setor”, explica Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.
A Ilha do Pré-Moldado na Concrete Show está localizada na Rua E, no Pavilhão C, do Centro de Exposições Imigrantes. As fabricantes participantes do espaço exclusivo juntamente com a Abcic são: A.R. Trejor, Cassol, CPI Engenharia, Ibpré, Leonardi, Nemetschek, Ondalon, PDI, Premo, T&A, Vollert do Brasil e Tekla Corporation, da Finlândia. “Em nossa área, apresentaremos todos os programas desenvolvidos pela associação, como, por exemplo, Selo de Excelência Abcic, e faremos o lançamento da 3ª edição do Prêmio Obra do Ano”, adianta Íria. As empresas levarão suas novidades em produtos e tecnologia (vide abaixo, os destaques de cada participante).
A Abcic ainda promoverá no dia 29 de agosto, no 7º Concrete Congress, evento integrado ao Concrete Show 2013, o seminário A Aplicação das Estruturas Pré-fabricadas de Concreto: A evolução, os desafios e as oportunidades, com a participação de por Marcos Otávio Bezerra Prates, diretor do departamento das indústrias intensivas em mão de obra e recursos naturais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que contextualizará a difusão do BIM (Building Information Modeling) no Brasil.
Além de Prates, o coronel Alexandre Fitzner e o tenente coronel Washington Luke, engenheiros do departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, que coordenam o projeto de implantação BIM em ação com o MDIC, ministrarão palestra sobre a estratégia para difusão dessa plataforma no País. Ainda na programação, o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, falará sobre Os Desafios da Produção das Estruturas do Concreto à Luz da Norma de Desempenho, e o professor Marcelo Araújo Ferreira, do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Fabricados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos (NETPRE/UFSCar), apresentará o estágio atual das pesquisas relacionadas ao pré-moldado no âmbito desse núcleo.  Para exemplificar os benefícios das estruturas pré-fabricadas, Luis André Tomazoni, diretor de operações da Cassol Pré-Fabricados, trará o projeto e desenvolvimento da estrutura do aeroporto de Brasília. O encerramento terá um debate com os palestrantes e será coordenado pela engenheira Íria Doniak. 
Destaques Ilha do Pré-Moldado
ABCIC
Os destaques serão os vídeos da entidade, mostrando o processo de projeto-produção e montagem, além do Selo de Excelência Abcic, programa que atesta qualidade, segurança e meio ambiente das empresas participantes. A associação ainda fará o lançamento da 3ª edição do Prêmio Obra do Ano. 
Informações – www.abcic.org.br
A.R Trejor
A Trejor apresentará suas soluções para ligação de pré-moldados, como pilares e vigas, assim como sua linha de produtos para a continuidade de armadura. Como destaque principal, a empresa mostrará a aplicação de seus sistemas em grandes obras como estádios e shopping centers. 
Informações – www.trejor.com.br
Cassol
A aposta da Cassol será em sua variada linha de pré-fabricados em concreto voltada para edificações comerciais e industriais. A ênfase será na infraestrutura. Além disso, a empresa destacará a variedade de alternativas como soluções para a questão da mobilidade urbana. 
Informações – www.cassol.ind.br
CPI Engenharia
A CPI Engenharia levará a utilização de estruturas pré-moldadas em casas de alto padrão, além de destacar a importância da utilização do pré-moldado nas arenas para a realização da Copa do Mundo de 2014. Além disso, demonstrará o uso de seus produtos na ampliação do Aeroporto de Cumbica. 
Informações – www.cpiengenharia.com.br
IBPRÉ
A IBRÉ levará o sistema de galpões pré-moldados inclusive com as terças em concreto e vários detalhes construtivos específicos para uma solução simples, prática e funcional. Também será mostrado o sistema de flutuantes de concreto. 
Informações – www.ibpre.com.br
Leonardi
A participação da Leonardi visa apresentar a evolução da empresa ao longo dos 24 anos de existência, mostrando o seu posicionamento atual, com a mudança significativa nas tipologias de elementos pré-fabricados produzidos, oferecendo soluções construtivas para obras dos mais diversos segmentos. 
Informações – www.leonardi.com.br
Nemetschek do Brasil
A Nemetschek do Brasil mostrará as novas funcionalidades da versão 2013 de seu software de cálculo estrutural, o Scia Engineer. Outro ponto que a empresa pretende enfatizar o conjunto de softwares BIM, que proporcionam uma solução 3D integrada.
Informações – www.scia-online.com
Ondalon
O principal objetivo da Ondalon é difundir o trabalho e os produtos da empresa a um número maior de clientes, já que a feira tem crescido e, na avaliação da direção da empresa, a ABCIC, como organizadora da Ilha do Pré-Moldado, facilita o trabalho das participantes. 
Informações – www.ondalon.ind.br
PDI Pré-Fabricados
A PDI Pré-Fabricados levará toda sua linha de produtos para execução de estruturas pré-fabricadas de concreto (pilares, vigas armada, vigas protendidas, lajes alveolares e painéis alveolares), estacas centrifugadas e estacas protendidas, além dos serviços de engenharia para o desenvolvimento de projetos. 
Informações – www.pdi.ind.br
Premo
Com toda sua equipe comercial e técnica de plantão no seu estande na Ilha do Pré-moldado da Abcic, a Premo apresentará no evento todo seu portfólio de realizações do último ano. A expectativa da empresa é muito positiva em relação à Concrete Show.
Informações – www.premo.com.br
T&A
A T&A apresentará a sua expertise em produzir e montar estruturas pré-fabricadas de concreto. Aliado a isso, mostrará ao público um dos seus diferenciais: oferecer aos clientes completas soluções de engenharia para cada projeto, que viabilizam o uso da tecnologia dentro dos prazos necessários e otimizam custos. 
Informações – www.tea.com.br
Tekla
Destacar as vantagens de se utilizar o módulo de concreto do Tekla Structures é o principal objetivo da Tekla. Devido a sua eficiência e versatilidade permite a modelagem e detalhamento de estruturas de concreto, aumentando ainda mais a competitividade no mercado. 
Informações – www.tekla.com
Vollert do Brasil
A Vollert do Brasil mostrará sua ampla gama de inovações tecnológicas em máquinas e instalações industriais para as pré-fabricadoras. Entre os produtos estão: a última geração do Robô de Forma SMART-SET para perfis magnéticos e peças embutidas; e formas e moldes estacionários com tecnologia NUSPL.
Informações – www.vollert.com.br
Programação do Seminário da Abcic:
*sujeita a alteração
09:00 - 09:05 ABERTURA: Eng. Íria Lícia Oliva Doniak – Presidente Executiva Abcic
09:05 - 09:40 Pesquisa e Inovação em Estruturas Pré-Moldadas de Concreto: Avanços e Desafios para o Brasil
Profº Marcelo Araújo Ferreira – UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.
09:40 – 10:25 Uso das tecnologias do pré-fabricado na obra do Aeroporto Internacional de Brasília. 
Luis André Tomazoni - Diretor de Operações – Cassol Pré-Fabricados Ltda.
10:25 – 10:40 COFFEE-BREAK
10:40 – 11:25 “Os Desafios da Produção das Estruturas do Concreto à Luz da Norma de Desempenho”. 
Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho  Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e IBRACON
11:25 – 11:40 Contextualização: “Plano Brasil Maior: A estratégia para difusão da plataforma BIM no Brasil”.
Marcos Otávio Bezerra Prates – Diretor do Departamento das Indústrias Intensivas em mão de obra e recursos naturais – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
11:40 – 12:25 Palestra: “Plano Brasil Maior: A estratégia para difusão da plataforma BIM no Brasil”.
Coronel Alexandre Fitzner e Tenente Coronel Washington Luke   engenheiros do departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, coordenadores do projeto de implantação do BIM em parecia com o MDIC, no contexto do Plano Brasil Maior –Setorial da Construção Civil
12:25 – 12:50 DEBATES – Coordenação Engª Íria Lícia Oliva Doniak
12:50 - Encerramento