Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Projeto europeu desenvolve ferramenta para calcular emissões de CO2

Projeto europeu desenvolve ferramenta para calcular emissões de CO2

Edifícios e Energia - 30 de agosto de 2018 842 Visualizações
Projeto europeu desenvolve ferramenta para calcular emissões de CO2
OERCO2 – é este o nome do software que vai permitir à indústria da construção calcular as emissões de dióxido de carbono (CO2) de um edifício novo ao longo do seu ciclo de vida. A ferramenta, está a ser desenvolvida pelo ARDITEC, um grupo de investigação da Escola Técnica Superior de Engenharia Civil da Universidade de Sevilha, em Espanha, e conta com a participação de uma entidade portuguesa, o CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
O OERCO2 irá calcular o impacto da pegada ecológica das novas construções, com especial enfoque nas que se desenvolvem nas grandes cidades, desde o momento em que o projecto começa a ser pensado numa folha de papel, até aos momentos em que é ocupado pelos inquilinos e demolição. Para além disso, o software indicará os melhores materiais e quais poderão ser de origem reciclada, de modo a diminuir o impacto ambiental, qual o melhor transporte e o método de construção, para além de permitir calcular como estes vão ser substituídos durante a vida útil do edifício e de que forma poderá ser feita a sua reutilização, caso o imóvel seja demolido.
Para Jaime Solís, um dos professores responsáveis pelo desenvolvimento do programa, “o primeiro passo é calcular as emissões potenciais da construção do edifício. Para melhor compreender o impacto ambiental e trabalhar na sua redução, é importante medir essas emissões quando o edifício ainda quando está a ser concebido, para explorar várias possibilidades para a redução da pegada ecológica e criar um edifício mais sustentável”.
“Tentámos trabalhar segundo o conceito de construção sustentável, tendo em linha de conta os conceitos relacionados com a reciclagem e reutilização dos materiais, disponibilizando esta ferramenta a todos os agentes envolvidos no sector da construção, como sejam estudantes, profissionais e proprietários”, destacou Solís.
O OERCO2 é uma iniciativa open educational resource, o que significa que é de aberta para fins educativos, e financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+.