Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tecnológicos, sustentáveis e funcionais: conheça os apartamentos do futuro

Tecnológicos, sustentáveis e funcionais: conheça os apartamentos do futuro

G1 - 13 de setembro de 2018 1407 Visualizações
Tecnológicos, sustentáveis e funcionais: conheça os apartamentos do futuro
Fachada Empreendimento — Foto: Divulgação
 
Nossa sociedade tem passado por mudanças marcantes de comportamento e consumo. A tecnologia alterou as percepções de tempo e espaço, e novas tendências são ditadas a todo momento. O mercado imobiliário acompanha esse novo cenário, com empreendimentos que oferecem mais que estrutura e conforto: entregam valor e proporcionam experiências.
Os apartamentos do futuro seguem a tendência do “coliving”, que já é realidade nas grandes cidades do exterior. Trata-se de empreendimentos com espaços privados em tamanho reduzido e ambientes para uso coletivo, como lavanderia e escritório. Essa formatação atende às necessidades dos moradores, sobretudo das novas gerações, que optam por moradias mais funcionais e privilegiam a convivência em comunidade.
Em Juiz de Fora, o Residencial Capitão Faustino apresenta esse conceito inovador. O empreendimento traz novidades em termos de segurança, tecnologia e sustentabilidade. “É um projeto inédito na região, que alia studios mobiliados de alto padrão com serviços personalizados e áreas comuns. O objetivo é unir praticidade e qualidade de vida, através de serviços ‘pay per use’ como limpeza e lavanderia, além de espaço para coworking, bicicletário e Academia Smart Fit no local, com a primeira anuidade gratuita para moradores”, pontua Gustavo Ramos, um dos sócios da Cidade Alta, incorporadora do empreendimento.
Funcionalidade
Com cidades cada vez mais populosas, aluguéis mais valorizados e rotinas aceleradas, os apartamentos funcionais vem ganhando destaque. É comum observar, por exemplo, projetos em que a cozinha é conjugada com a sala. Esses ambientes integrados resultam na economia de espaço e ainda facilitam na execução de tarefas no dia a dia, como organização e limpeza.
No Capitão Faustino, outra facilidade é que o apartamento já virá entregue com eletrodomésticos e mobiliário, de acordo com a escolha de customização de cada morador.
Localização
Também em termos de funcionalidade, a localização se torna item prioritário na hora de escolher um imóvel. Ter fácil acesso a serviços, comércios e lazer é uma maneira de proporcionar as boas experiências tão valorizadas pelas novas gerações.
Pensando nisso, o Capitão Faustino será construído em local estratégico em Juiz de Fora, na principal avenida do bairro São Pedro. O empreendimento fica a 5 minutos a pé da Universidade Federal de Juiz de Fora e a 15 minutos de carro do centro da cidade. A vizinhança conta com amplo comércio, com as melhores redes de supermercado e conveniência da cidade.
Destaque também para o boulevard que será construído no térreo do residencial, com recuo de 20 metros para acesso às lojas, transformando o espaço em uma verdadeira praça para os moradores.
/
mapa — Foto: Divulgação
 
Tecnologia
Outro aspecto do residencial que merece destaque é a conectividade. Os apartamentos foram projetados com tomadas USB e fechadura digital com senha, o que torna o acesso ainda mais seguro e restrito. O residencial vai contar com wi-fi nas áreas comuns e espaço para coworking, possibilitando que os moradores trabalhem e façam novos contatos no local.
Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente também está presente nos projetos dos apartamentos modernos. Alternativas para economia no uso de energia e fontes renováveis são alguns dos caminhos encontrados na concepção dessas moradias.
No Capitão Faustino, os apartamentos serão equipados com sistema dual flush e a medição de água será feita de maneira individual. Além disso, o empreendimento vai contar com coleta seletiva de lixo, iluminação de LED nas áreas comuns e captação de água pluvial.
A fim de acolher e estimular um estilo de vida mais sustentável, o residencial também terá um bicicletário e infraestrutura para carro elétrico na garagem.
Investimento
Com os apartamentos do futuro se tornando realidade, a procura por esses imóveis é crescente em todo o mundo, se apresentando como uma boa opção de investimento. No caso do Capitão Faustino, essa oportunidade é potencializada pela localização. O São Pedro é um bairro que concilia a efervescência da vida universitária com a tranquilidade de um bairro residencial, atraindo diversos perfis de moradores.
Gustavo Ramos reforça as vantagens em investir no empreendimento. “O Capitão Faustino está localizado ao lado da UFJF, local onde circulam diariamente cerca de 25 mil pessoas entre estudantes, alunos e professores, se tornando uma excelente oportunidade de investimento para aluguel. É possível ainda financiar parte do valor do imóvel pela Caixa Econômica Federal”, ressalta. “De acordo com estudos do mercado imobiliário atual, projetamos um retorno de investimento de 6%, com base no valor médio da venda de cada apartamento e uma estimativa do valor a ser cobrado pelo aluguel. Esse é um ganho real, já que o imóvel seguirá se valorizando. Sem dúvidas é um ótimo negócio”, conclui.