Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Ponte de concreto protendido mais longa do mundo próximo de ser concluída no Canal do Panamá

Ponte de concreto protendido mais longa do mundo próximo de ser concluída no Canal do Panamá

Archdaily - 21 de setembro de 2018 2038 Visualizações
Ponte de concreto protendido mais longa do mundo próximo de ser concluída no Canal do Panamá
O Canal do Panamá deve celebrar em breve outro marco em sua longa história, com a conclusão iminente daquela que será a estrutura de concreto protendido mais longa do mundo. Com 530 metros de extensão, a Ponte Atlântica conectará as duas margens da entrada do Oceano Atlântico, quando for inaugurada em 2019.
A construção da ponte começou em 2013, em um esforço para conectar o porto de Colon às comunidades a oeste do Canal. A ponte foi projetada pela China Communication Construction Company, formada por HPDI e Louis Berger Group.
/
© Autoridad del Canal de Panamá (ACP)
 
Dada a sua posição na entrada do Atlântico para uma das rotas marítimas mais cruciais do mundo, o vão da ponte tem 75 metros de altura para permitir a passagem de grandes navios de carga. Acima, uma via de quatro pistas para automóveis, pedestres e bicicletas será suspensa por cabos ancorados em dois grandes pilares de 212 metros de altura. 
/
© Autoridad del Canal de Panamá (ACP)
 
A ponte foi construída com concreto armado, em vez de aço que é o material mais comumente utilizado em pontes modernas dessa escala. A escolha se deve à resiliência do material ao ambiente altamente corrosivo da região.
/
© Autoridad del Canal de Panamá (ACP)
 
Quando concluída, a Ponte Atlântica será a terceira ponte sobre o Canal do Panamá, depois da Pontedas Américas e da Ponte Centenária, ambas localizadas na porção do Pacífico.