Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Redirecionando a engenharia estrutural

Redirecionando a engenharia estrutural

Assessoria de Imprensa - 27 de setembro de 2018 1763 Visualizações
Redirecionando a engenharia estrutural
A ABECE promove, no dia 25 de outubro de 2018, em São Paulo (SP), o ENECE 2018 – 21º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural sob o tema “Redirecionando a engenharia estrutural”
O evento é dirigido a projetistas de estruturas, engenheiros civis, estudantes e interessados e traz especialistas da área da engenharia estrutural em ciclos de palestras que abordam assuntos pertinentes ao setor. Duas presenças internacionais são destaque na programação deste ano: Roberto Stark, do México, e Farid Ibrahim, dos Estados Unidos.
“Alcançando novas alturas em edifícios urbanos – exemplos internacionais de edifícios altos” será o tema abordado pelo eng. Roberto Stark, que é formado pela Universidade Nacional Autônoma do México com mestrado e doutorado na Universidade de Illinois, Urbana – Champaign. Ele possui mais de 35 anos de experiência em estruturas de concreto armado e protendido e, atualmente, está envolvido no projeto de estrutura dos edifícios mais altos do México. É membro com direito a voto do comitê 318 do ACI – American Concrete Institute e, em 2008, recebeu o reconhecimento desta entidade pelo seu trabalho docente na área de concreto na América Latina.
Já o eng. Farid Ibrahim é o convidado especial do evento para apresentar exemplos internacionais de construções especiais em concreto pré-moldado. Diretor da Clark Pacific, empresa líder no projeto, fabricação e construção de sistemas de construção pré-fabricados, é formado pela Universidade do Colorado e tem 35 anos de experiência em ajudar clientes, proprietários, designers e construtores a obter sucesso com design inovador e soluções de construção pré-fabricadas econômicas. Atua na área de concreto pré-moldado desde 1985, quando ingressou na Stanley Structures em Phoenix (mais tarde adquirido pela Coreslab Structures) como Engenheiro de Projetos, onde foi responsável pela análise de sistemas prediais e pelo projeto de concreto estrutural pré-moldado e arquitetônico pré-esforçado.  
Inovações nas estruturas de aço
Todos os detalhes sobre o BS Design Corporate Towers, primeiro empreendimento A+ de Fortaleza (CE) projetado com a mais alta graduação de qualidade internacional e com pré-certificação LEED, serão apresentados na palestra do eng. Raimundo Calixto de Melo Neto, que atua em projetos com estruturas de aço nas áreas de Siderurgia, Química, Petroquímica, Edificações Comerciais e em projetos com estruturas de vidro.
/
Enfocando o projeto de estruturas de aço na construção híbrida, o palestrante demonstrará as análises preliminares de sistemas estruturais propostos, interação entre estruturas de aço e estruturas de concreto, o sistema “Diagrid” e a montagem da estrutura.
O BS Design é composto por duas torres e 21 pavimentos, onde serão distribuídas 690 salas comerciais e 18 lajes corporativas. Com a fachada inspirada em uma vela de jangada, halls sociais ambientados com móveis assinados por grandes designers, espelhos d’água e sky lounge, o empreendimento promete revolucionar o mercado imobiliário, também por sua inovação em design arquitetônico.
Norma de Desempenho e projeto estrutural
As normas técnicas na visão do advogado, com ênfase na norma de desempenho, assim como a importância dos projetos e execução estarem em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), bem como outros regulamentos pertinentes, serão abordadas pelo advogado Carlos Pinto Del Mar.
Numa linguagem muito acessível aos engenheiros, Del Mar, que é membro e atual coordenador do Conselho Jurídico do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), consultor jurídico da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e membro da comissão de estudos da ABNT NBR 15575, abordará a relação de responsabilidade dos engenheiros de estruturas e demais fornecedores de produtos e serviços em uma edificação.
Norma para projetos de fixação
O coordenador do Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações, constituído pela ABECE para padronizar as rotinas de dimensionamento e projeto de fixações (mecânicas e químicas) com a criação de um texto-base para ser divulgado no meio técnico e servir de parâmetro para um comitê normativo, eng. Tiago G. Carmona, falará sobre as ações e avanços que vêm sendo desenvolvidos pelo Comitê.
Demonstrando que a criação de norma nacional para projetos de fixação com chumbadores químicos em concreto representa uma evolução técnica fundamental em processos construtivos que, em algumas etapas, utilizam as fixações, o palestrante enfocará as definições de tipologias de materiais, situações recomendáveis de aplicação e rotinas de cálculo/projeto.
Especificações de concreto
A importância da especificação correta do concreto para o projeto e execução das obras será apresentada pelo eng. Oswaldo Cascudo, formado pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutor pela EPUSP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pelo Institut National des Sciences Appliquées – INSA de Toulouse/França.
Professor Titular da UFG – Universidade Federal de Goiás, lotado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental, e atuante como pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON), Cascudo é pesquisador e consultor nas áreas de tecnologia e ciência dos materiais, com especificidade no estudo dos concretos de cimento Portland, tendo como ênfase a durabilidade dos concretos. Especialista na temática da patologia e terapia das construções, com expertise na avaliação/inspeção, diagnóstico e terapia de problemas patológicos, envolvendo a linha da recuperação e reabilitação de estruturas de concreto. Em cerca de 30 anos de atuação, é consultor de várias empresas e obras no Brasil.  Em termos de produção bibliográfica, são cerca de 350 publicações técnicas e científicas produzidas, além de livros e capítulos de livro publicados. 
Após o encerramento do ENECE 2018, será realizada a cerimônia de entrega do 16º Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Serão revelados os vencedores desta edição nas categorias. Promovido pela ABECE e pela Gerdau, a premiação estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil através do reconhecimento dos profissionais que atuam na área da engenharia estrutural.
O 21º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural acontecerá das 8h às 18h no Milenium Centro de Convenções, que fica na rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Mariana – São Paulo (SP). As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no endereço www.abece.com.br/enece2018, onde constam todas as informações sobre o evento.