Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Empresa lança campanha para incentivar o uso de rolamentos originais

Empresa lança campanha para incentivar o uso de rolamentos originais

Assessoria de Imprensa - 05 de outubro de 2018 833 Visualizações
Empresa lança campanha para incentivar o uso de rolamentos originais
Presente em maquinários, automóveis e equipamentos de movimentação de todos os portes, os rolamentos são parte fundamental no funcionamento dos itens citados anteriormente e, por isso, demandam muito cuidado na hora da compra. O preocupante é que, segundo dados da NTN, uma das principais fabricantes do setor, cerca de 20% dos rolamentos consumidos hoje no mundo são falsificados. Diante deste cenário, o Grupo Hidrau Torque (GHT), distribuidor oficial dos rolamentos NTN, desenvolveu uma campanha em parceria com a fabricante para tentar reduzir esta porcentagem.
Nos meses de outubro e novembro, tanto os clientes do atacado, que comprarem acima de R$ 4.000,00 em rolamentos, quanto os clientes do varejo, que comprarem acima de R$ 2.000,00 em rolamentos NTN, serão presenteados pelas empresas com mochilas para notebook. A ação tem como objetivo chamar a atenção para algo muito mais importante: a importância do uso de rolamentos originais. Afinal, ao comprar um rolamento falsificado, de má qualidade, o cliente fica sujeito à uma série de riscos, que vão desde à segurança dos colaboradores, até a parada não programada de equipamentos.
“A quebra deste componente, na maioria das vezes, causa sérios problemas. Ele interrompe a função principal do equipamento, exigindo que a troca seja realizada, o que resulta tanto em hora de máquina parada quanto no aumento de custo para as empresas. Dependendo da situação, a montagem e desmontagem de um componente no qual o rolamento se encontra pode levar vários dias em máquinas de grande porte, como escavadeiras e caminhões fora de estrada, o que representa um grande impacto na operação de uma Mina ou Pedreira, por exemplo”, diz o consultor técnico do GHT, Claudio Ferreira.
O especialista explica que o travamento de um rolamento pode ter inúmeras causas, como a folga ou não do mesmo ou a contaminação do óleo, causada pela oxidação de partículas soltas. “Essa contaminação pode resultar na má fluidez do óleo, o que, consequentemente, prejudica o sistema de segurança da máquina, entre outras implicações”, detalha Ferreira.
Para não colocar operações inteiras em risco, o GHT é categórico quanto à compra de itens originais e, mesmo que a identificação não seja uma tarefa fácil, a empresa dá algumas dicas que podem ajudar neste processo. “Muitas vezes, os rolamentos falsos são embalados da mesma forma que os rolamentos originais, o que dificulta ainda mais a identificação. No entanto, existem algumas formas de comprovar a veracidade do produto”, conta o Gerente de Qualidade e Materiais do GHT, Marco Antônio Silva.
A mais óbvia delas é o custo do produto. “Quando existe uma discrepância muito grande no preço do mesmo produto, de um fornecedor para outro, é preciso ficar em alerta”, complementa Silva. Estar atento ao código de identificação gravado no rolamento também é uma dica valiosa, bem como só comprar peças de empresas confiáveis.
Ele conta, ainda, que algumas companhias têm desenvolvido ferramentas que podem auxiliar o consumidor. A NTN, por exemplo, lançou recentemente um aplicativo chamado “NTN Authenti Bear”, que possibilita a leitura do QR Code impresso na embalagem do rolamento. Se o produto for original, o aplicativo mostrará informações sobre a produção do mesmo. “No entanto, se ainda assim houver dúvidas sobre a autenticidade do item, a orientação é entrar em contato com o fabricante da marca ou com um distribuidor autorizado, como é o caso da GHT”, finaliza.