Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Maquetes de detalhes construtivos: exemplos de representação e utilidade

Maquetes de detalhes construtivos: exemplos de representação e utilidade

ArchDaily - Fabian Dejtiar - 10 de outubro de 2018 1151 Visualizações
Maquetes de detalhes construtivos: exemplos de representação e utilidade

Não é fácil encontrar materiais sobre a importância de maquetes construtivas. Elas servem para analisar e comunicar a organização dos elementos materiais que, por sua vez, abordam com um processo particular; não só permitindo estabelecer lógicas, detectar e modificar certos aspectos-chave do projeto, mas também abordar os procedimentos de execução inerentes à construção no local.

Juntamente com representações planas, o desenvolvimento dos detalhes construtivos é geralmente relegado aos últimos estágios do processo projetual. É então que identificamos que corresponde a um estágio relevante para alcançar um desenvolvimento operacional conveniente.

Na busca de abordar a representação e utilidade das maquetes construtivas, convidamos você a revisar uma série de exemplos diferentes:

01. Processos construtivos de estruturas
Em alguns tipos de projetos, as maquetes construtivas são fundamentais para tornar os projetos reais, como no caso das maquetes estruturais de bambu, onde o material tem suas particularidades e devem acomodar essas características.

Em outros casos, maquetes em escala tornaram possível entender a importância do projeto das estruturas auxiliares nas sequências construtivas.

Nesse sentido, também encontramos no trabalho de Antonio Gaudí e Richard Buckminster Fuller maquetes que abordam diretamente a lógica construtiva, onde tanto o desenvolvimento dos sistemas de construção estrutural quanto o equilíbrio estrutural são verificados.

02. Detalhes de Encontros
No projeto arquitetônico, são frequentes as maquetes que mostram um claro entendimento e identificação das situações a serem resolvidas.

Entre alguns exemplos, encontramos modelos de montagens de madeira na arquitetura tradicional japonesa ou modelos que permitem abordar o aparelhamento de tijolos ou alvenaria, permitindo visualizar suas particularidades e variações.

03. Funcionamento de Mecanismos
Uma utilidade possível é o desenvolvimento de modelos que permitam enfocar tanto o desenvolvimento de mecanismos quanto a compreensão do sistema estrutural. A Casa RDP de Daniel Moreno Flores e Sebastian Calero é um exemplo disso.

Da mesma forma, parece produtivo usar maquetes para analisar estruturas de variáveis na arquitetura, reconhecendo a totalidade do comportamento.

04. Revestimentos de Materiais
Tanto para aparentar detalhes construtivos existentes ou evidenciar as conclusões de novas propostas, as maquetes hiper-realistas - como as de Joshua Smith, o miniaturista que constrói mundos complexos em uma escala de 1:20 - parecem formas interessantes de representação.

Em relação à escala, os processos experimentais de revestimentos de materiais que terminaram no Pavilhão de Pesquisa 2013-14 da CID-ITKE da Universidade de Stuttgart demonstram o potencial de pesquisas com grandes modelos de construção, onde são convincentes em quantas aproximar o resultado final do projeto.

05. Fabricação Digital
Atualmente, o projeto auxiliado por computador permitiu não apenas a velocidade na produção de modelos detalhados, mas também a redução do espaço entre o modelo e a construção final com a geração de sistemas de construção.

Um tipo de encaixe pode ser verificado rapidamente por corte a laser ou impressão 3D e até mesmo produzir peças estruturais reais para o trabalho final.

Juntamente com este tipo de modelos, é evidente que a precisão é, sem dúvida, um fator essencial. Portanto, quaisquer que sejam suas intenções, você pode seguir estas dicas para melhorar suas habilidades de criação de maquetes.