Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Curso de Engenharia Ambiental

Curso de Engenharia Ambiental

Matéria de Maria Clara Vieira - 09 de outubro de 2013 1134 Visualizações
Curso de Engenharia Ambiental
 
Quem se interessa pelas complexas questões ambientaisda atualidade e tem vontade de trabalhar na resolução desses problemas é um bom candidato ao curso. “Os engenheiros ambientais atuam em projetos de engenharia buscando torná-los mais sustentáveis”, diz Heloisa Firmo, coordenadora do curso de engenharia ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A grade horária é diversificada e conta com aulas de cálculo, física, ecologia, química, desenho, biologia, saneamento, estatística, economia, planejamento e gestão ambiental, energia, saúde pública, biologia e poluição, entre outras. 
“As disciplinas visam formar um engenheiro pleno e abrangem várias áreas ambientais, tanto urbanas quanto rurais. É um curso novo em relação às demais engenharias”, afirma Ana Augusta Rezende, coordenadora do curso de engenharia ambiental na Universidade Federal de Viçosa. 
Área de atuação
Os profissionais, segundo Ana Augusta, podem trabalhar na área de saneamento – que inclui coleta e tratamento de água residual – e no gerenciamento dos resíduos urbanos, industriais e agroindustriais. Esse tipo de engenheiro também atua na preservação dos recursos naturais e na recuperação de solos degradados. 
“Outras áreas onde o engenheiro ambiental é necessário são o licenciamento ambiental e a avaliação de impactos ambientais, que deve ser feita em qualquer empreendimento com potencial poluidor”, explica Ana Augusta. Segundo ela, é função desse profissional estudar como causar o menor impacto possível no ambiente, desde o uso de matéria-prima até o consumo de água dentro dos limites. 
Mercado de trabalho
“O engenheiro ambiental atua em um mercado bem diverso: consultorias, empresas como a Petrobras, órgãos públicos (como o INEA e o IBAMA), além de ONGs e multinacionais”, diz Heloisa. O mercado de trabalho, de acordo com ela, está em um bom momento, e os recém-formados não têm dificuldades para encontrar colocação. “Uma área que vem crescendo de importância e interesse é o manejo agrícola baseado na agroecologia, onde são aplicadas técnicas sustentáveis de produção de alimentos”, afirma. 
Para Ana Augusta, os formados têm bastante espaço na área de saneamento rural e de regiões periurbanas. “Temos a preocupação de formar um profissional proativo e comprometido com a realidade social. Muitos alunos da UFV têm trabalhado com a área sanitária de cooperativas de pequenos produtores da região”, diz. 
Onde estudar
Universidade Federal de Viçosa (UFV) 
Criado no segundo semestre de 2000 
Vagas: 40 
Duração: 5 anos 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Criado no primeiro semestre de 2004. 
Vagas: 40 
Duração: 5 anos 
Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (EM/UFOP), Campus Morro do Cruzeiro 
Criado no segundo semestre de 2000 
Vagas: 36 
Duração: 5 anos 
Faixa salarial
É bastante variada, segundo Ana Augusta Rezende. Pode começar em R$ 3,5 mil nas menores empresas. Alguns recém-formados podem chegar a ganhar até R$ 10 mil por mês, de acordo com Heloisa Firmo.