Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Ciclovia que gera energia solar na Alemanha

Ciclovia que gera energia solar na Alemanha

Por Any Karolyne Galdino - 19 de dezembro de 2018 995 Visualizações
Ciclovia que gera energia solar na Alemanha

Um projeto piloto foi implementado no bairro de Liblar, em Erftstadt da Alemanha. Os ciclistas ficaram surpresos ao se depararem com a inauguração da primeira ciclovia solar da Alemanha. A pista é capaz de gerar energia solar e os ciclistas se mostraram entusiasmados ao pegarem seus celulares para tirar fotos do local.

O projeto está sendo testado, porém, tudo indica que vai prosperar! Pavimento de pastilhas fotovoltaicas transforma velha pista de ciclismo em fonte de energia limpa, que ainda absorve ruídos e derrete a neve sobre a via.

Muitas pastilhas solares feitas de vidro laminado nodoso formam um tipo de tapete sobre o asfalto. “Esta é uma ciclovia de 35 anos, com desníveis e raízes de árvores”, diz o inventor do tapete solar e fundador da startup Solmove, o engenheiro Donald Müller-Judex. “Nós a cobrimos do jeito que estava, colando células fotovoltaicas sobre ela.” Usar a ciclovia já existente constitui uma grande vantagem da nova tecnologia, já que construir uma nova via é bem mais caro.
 
A rua onde a ciclovia foi construída é bastante movimentada e muito iluminada pelos raios solares. As pastilhas de células solares medem 10 cm X 10 cm, cada. São interligadas de forma mecânica e elétrica, formando um tecido flexível.

A pista, de 90 metros de extensão e cerca de 200 metros quadrados, custou cerca de 800 mil euros e foi financiada pela Iniciativa Nacional para Proteção do Clima, do governo alemão.

Veja como é rápido e fácil instalar um sistema de energia solar [acessando aqui].