Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Nova sede do grupo Energisa, em MG, ganha prêmio “Obra do Ano”, da Abcic

Nova sede do grupo Energisa, em MG, ganha prêmio “Obra do Ano”, da Abcic

Redação EC - 09 de janeiro de 2019 2101 Visualizações
Nova sede do grupo Energisa, em MG, ganha prêmio “Obra do Ano”, da Abcic

 

Criada em 2011, premiação prestigia as empresas pré-fabricadoras de concreto, os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos

 
Ao final de cada ano, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), anuncia os vencedores do prêmio “Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto”, que, desde 2011, homenageia as empresas pré-fabricadoras do país. Entre as obras premiadas em 2018, destacou-se o prédio EMG da Energisa, situado em Cataguases (MG). O edifício multipavimentos, com superestrutura pré-fabricada de concreto armado e protendido, composta de pilares circulares segmentados, vigas e lajes alveolares fornecidas pela Bemarco Estruturas, foi inaugurado em comemoração aos 113 anos da empresa. 

Com investimentos da ordem de R$ 40 milhões, o prédio se transformou em um novo marco no Distrito Industrial da cidade, ao adotar uma entrada evidenciada pela empena angulada de grande volume, que abriga o centro de operações da empresa, e um painel artístico iluminado à noite, além de diversos conceitos modernos de sustentabilidade e tecnologia e do uso de iluminação e ventilação naturais. 

Acionada para estudar a possibilidade de aplicação da estrutura de concreto pré-fabricada, a Bemarco Estruturas conta que a demanda era viabilizar os prazos apertadíssimos do cronograma assumido pela construtora, se encaixando nos custos orçados, e garantir a qualidade do produto final, driblando assim as dificuldades em se obter mão de obra e concreto com qualidade e confiabilidade de fornecimento na região. “Um dos maiores desafios àquela altura foi demonstrar para a empresa de arquitetura, responsável pela compatibilização de todos os projetos, que a solução em estrutura pré-fabricada poderia ser utilizada respeitando-se os partidos arquitetônicos da construção, e ao mesmo tempo viabilizando os prazos e custos da construtora”, conta o diretor da Bemarco Estruturas, Marcelo Bandeira.

A partir de então, a empresa atuou intensamente no processo de concepção das estruturas e no desenvolvimento de novas soluções que possibilitassem o atendimento ao projeto original, em princípio previsto com estruturas convencionais moldadas in loco, e que foi readequado para a utilização do sistema pré-fabricado. “A Bemarco passou a ser responsável por todo o cálculo e detalhamento do projeto estrutural, fabricação e resolução dos desafios de montagem que a obra impôs”, lembra Bandeira. Outro aspecto importante, segundo ele, foi a compatibilização das novas estruturas com os demais projetos que já haviam sido definidos, como as interfaces com instalações, esquadrias e a própria usabilidade do prédio em sua proposta inicial.

Por dentro da obra
 
Com 4.510 m2 de área construída, o novo prédio da Energisa demandou aproximadamente 800 m3 de concreto pré-fabricado, entre pilares, vigas, lajes alveolares, painéis de fechamento e escadas. Foram executadas formas metálicas exclusivas, sem emendas e sem face aberta (praticamente eliminando-se o acabamento manual pós saque), feitas em chapa única calandrada, produzidas na própria fábrica, para confecção dos pilares pré-fabricados redondos, feitos em concreto fluido auto-adensável.  Também foram desenvolvidas formas metálicas específicas para as vigas, moldadas em uma única concretagem.

“Outro desafio na produção dos pilares e vigas era garantir que as conexões das ligações estivessem perfeitamente posicionadas e aprumadas, para uma montagem assertiva e eficaz.  Para garantir isso, foram utilizados diversos gabaritos metálicos nas formas, para as bainhas, arranques e SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas), todos projetados e fabricados internamente”, detalha Bandeira.

 A estrutura foi concebida sem consoles aparentes, uma exigência arquitetônica, inclusive nos balanços e nas vigas de borda, adotando-se uma solução exclusiva da Bemarco. Nas emendas dos pilares, usou-se o rápido graute 80 (EMCEKRETE 80) da MC Bauchemie, um graute bem fluido, não retrátil, de alta precisão e resistência, de modo a permitir a continuidade da montagem. A montagem da estrutura, por sua vez, obedeceu a um procedimento específico, que orientava como executar o aprumamento e as emendas dos pilares e vigas, todas desenvolvidas internamente. “Foi importantíssima a interação de toda a equipe para que a solução desenvolvida não comprometesse o rendimento e a qualidade da montagem.  Para isso, foi feito um treinamento específico na fábrica com os funcionários que iriam montar as peças na obra, e as eventuais dificuldades foram detectadas antes do início da montagem”, finaliza Bandeira. Vale ressaltar que todas as estruturas da obra foram projetadas, fabricadas e montadas em um prazo de pouco mais de 120 dias.

Sobre o prêmio “Obra do Ano”
 
O Prêmio Obra do Ano foi criado em 2011 e prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). 

Além do prédio da Energisa, em 2018 também foram premiadas as obras do Campus da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre, e o Terminal Aeroportuário de Vitória. 
 
/ /