Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Poli-USP sedia 1° Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade

Poli-USP sedia 1° Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade

Assessoria de Imprensa - 17 de janeiro de 2019 1473 Visualizações
 Poli-USP sedia 1° Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade
Entre os dias 10 e 12 de abril, o Auditório Professor Francisco Romeu Landi, no Prédio de Administração da Poli-USP, em São Paulo, irá receber a primeira edição do Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade. Co-organizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo São Paulo e pelo Escritório Piloto da Escola Politécnica da USP, com apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, da Diretoria da EPUSP e da Poli Cidadã, o evento tem o intuito de trazer mais reflexão sobre o papel da engenharia na sociedade e apontar caminhos para uma atuação alternativa dos engenheiros e engenheiras.
 
Organizado em três dias, o encontro contará com quatro mesas-redondas principais, que abordarão os seguintes temas: territórios sustentáveis; formação na engenharia; autogestão e moradia digna; e economia solidária e trabalho associado. Para finalizar o evento, será realizada uma visita técnica à Ocupação 9 de Julho, que abriga mais de 130 famílias no centro da cidade. Além disso, a programação ainda prevê a apresentação de trabalhos acadêmicos, oficinas e minicursos. Entre os minicursos que serão ministrados, destaca-se o que será oferecido pelo professor Cristiano Cordeiro Cruz, sobre Engenharia Popular. A apresentação irá abordar os fundamentos da engenharia popular, prática brasileira que busca a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade.
 
Segundo o núcleo São Paulo do Engenheiros sem Fronteiras, o Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade surgiu como uma iniciativa de jovens engenheiros e engenheiras com um anseio coletivo: repensar as relações entre a engenharia e a sociedade no contexto latino-americano. Para responder questões como “Quem participa dos projetos de engenharia atualmente?” e “Quais os valores que essas iniciativas carregam”, esses jovens formataram um evento que conta com especialistas latino-americanos de diferentes áreas (formação na engenharia, habitação social e economia solidária) pertencentes ao macro tema do encontro: territórios sustentáveis.
A partir dessa reflexão, o encontro espera apontar caminhos alternativos de atuação para engenheiros e engenheiras que desejam exercer a profissão de forma mais conectada com as demandas socioambientais da atualidade, bem como contribuir para a estruturação de uma rede latino-americana de colaboração e, assim, unir forças para contribuir para o atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 11 da ONU: Comunidades Sustentáveis. 
 
Mais informações sobre o 1° Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade: https://doity.com.br/engenhariaesociedade/artigos 
 
Sobre a OSC Engenheiros sem Fronteiras-SP
 
A ESF-SP é uma organização que tem como missão promover o desenvolvimento humano e sustentável através da engenharia, realizando desde 2015 projetos de cunho técnico, acadêmico e educacional. O Escritório Piloto é um departamento do Grêmio Politécnico criado em 1953 com o intuito de realizar projetos de extensão universitária no âmbito da engenharia popular.