Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias De olho no detalhe, sem se esquecer do todo

De olho no detalhe, sem se esquecer do todo

- 15 de outubro de 2014 1004 Visualizações
De olho no detalhe, sem se esquecer do todo
 
Tratamento de imagem de Nuno Rebelo
No livro Visão Sistêmica é possível conhecer o porquê e como adotar essa forma de encarar questões das mais simples até as mais complexas. Por isso, se trata de um livro fundamental que segundo os autores, deve ser lido como introito para toda a série de publicações proposta pelo portal Engenharia Compartilhada. É, por meio dos ensinamentos desse livro, que será possível aproveitar, de forma mais adequada e proveitosa, os ensinamentos dos demais títulos.
A principal característica da Visão Sistêmica é estudar as partes, levando em conta a estrutura do todo. Isso possibilita entender o conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior que simplesmente a sua soma.
Visão Sistêmica é uma maneira de ver o mundo, um país, uma cidade, uma empresa, um processo, como um todo, cujas partes estão correlacionadas e, de maneira mais incisiva, interdependentes.
Assim, a formação do engenheiro, desde a escola acadêmica, deverá estar centrada mais na constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que na quantidade de informações que ele armazena ao longo dos seus estudos.
Isso significa que ele tem de aprender a aprender, a pensar, a relacionar o conhecimento com os dados da experiência cotidiana e a dar significado ao que aprende. Deve ter conhecimento multidisciplinar. Aprender a ligar a teoria e à prática, além de fundamentar a crítica e argumentar com base em fatos. E, no seu local de trabalho, deve formalizar seus próprios cases, para ajudar na sua evolução de aprendizado.
O engenheiro contribuiu e vem contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. São incontáveis as realizações positivas para a humanidade oriundas da engenharia. A sociedade, entretanto, pouco conhece o que é a engenharia, mesmo que ela esteja presente em todas as atividades e em todos os setores do consumo humano. 
A sociedade vê a edificação, a infraestrutura, o automóvel, o trem, entre outros tantos exemplos, mas não enxerga a engenharia que está ali agregada. A falta de compreensão da natureza da profissão muitas vezes torna difícil convencer a sociedade sobre a importância da engenharia.
A Engenharia Compartilhada tem como objetivos fornecer, fundamentar e subsidiar os estudantes, engenheiros, arquitetos e afins com conhecimentos teóricos e práticos que os habilite e qualifique para o exercício profissional, baseado na ética e na boa técnica, em um contexto social que está em constante processo de transformação tecnológica e humanística, tendo sempre em conta a realidade, tanto num ambiente internacional quanto no âmbito do país e de seus estados, que apresentam grande sensibilidade às mudanças globais. 
Além disso, visa também buscar o desenvolvimento de habilidades práticas a partir da interação de conceitos e teorias das diversas disciplinas, apresentando aos estudantes e aos engenheiros uma visão global (sistêmica), promovendo o aprimoramento contínuo das técnicas de planejamento e gestão de empresas de engenharia e a avaliação, a consolidação e a implantação de projetos e sua operação baseadas na modelagem e interdependência por processos de trabalho.
O objetivo é especializar profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e afins para que possam enfrentar os problemas de planejamento e gestão de empresas de engenharia e de avaliação, consolidação e implantação e operação de projetos.