Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Uma cientista criou pisos com material reciclado que geram energia limpa quando é pisado

Uma cientista criou pisos com material reciclado que geram energia limpa quando é pisado

Engenharia É - 31 de janeiro de 2019 1024 Visualizações
 Uma cientista criou pisos com material reciclado que geram energia limpa quando é pisado
A busca por energia limpa que não agride nosso planeta tem sido um desafio para diversos profissionais, mas não para um tecnólogo chileno, que criou um piso que transforma as pisadas em energia elétrica. Esta invenção foi projetada de material reciclado e mede 15 x 15 centímetros com 2,5 centímetros de profundidade.
 
Cindy Gallardo, uma jovem de apenas 24 anos e pós graduada em Tecnologia em Telecomunicações da Universidade de Santiago de Chile (USACH), desenvolveu o “Faísca Urbana”, a fim de aproveitar o fluxo de pedestres para gerar energia. Ela e o engenheiro eletrônico Ignacio Díaz levaram cerca de 6 meses para concluir o projeto.
 
“Sempre me interessei pela geração de energia limpa e pelo modo de aproveitar o que já existe para ela”, disse Cindy. Ele também explicou que a telha trabalha com alguns cristais (material isoelétrico) que, quando deformados, produzem eletricidade. Quando alguém pisa, é ativado um sistema que converte essa energia mecânica em energia elétrica, gerando 0,24 watts por etapa.

Dentro há um sistema de fios que leva eletricidade aos bancos de energia. De acordo com o tecnólogo, “10 dos nossos azulejos instalados em um shopping permitiriam o fornecimento mensal de 10 residências”.

Os benefícios desta invenção não estão limitados à geração de energia limpa; mas quando implementado em centros comerciais ou ruas, você pode obter dados sobre o número de pessoas que andaram ali em um dia, as lojas favoritas e os gostos destes ao parar nas janelas, etc. Por isso, fornece informações sobre o comportamento das pessoas durante sua jornada.