Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias As tendências da arquitetura em 2019

As tendências da arquitetura em 2019

Arch Daily - 07 de fevereiro de 2019 974 Visualizações
 As tendências da arquitetura em 2019
Este é o momento no qual nos projetamos ao futuro para definir as metas e focos de nossa carreira ao longo do ano que começa. Com o objetivo de ajudar os arquitetos que consultam o ArchDaily diariamente, realizamos a seguinte lista com as ideias que mais ecoaram durante 2018 e que, portanto, serão os temas que devem seguir desenvolvendo-se durante 2019.

Apenas no ano passado, mais de 130 milhões de usuários descobriram no ArchDaily novas referências, materiais e ferramentas que permitem aprimorar o desenvolvimento da arquitetura e melhorar a qualidade de vida de nossas cidades e entornos construídos. Quando nossos usuários começam a coincidir em suas buscas de informação ou demonstram maior interesse por um tema em relação a outros, estes tópicos passam a ser uma tendência.

A seguir, apresentamos as  tendências que influenciarão as discussões urbanas e arquitetônicas ao longo do ano, com suas respectivas porcentagens de crescimento em buscas comparadas com os anos anteriores (YoY - Year Over Year). 

1. Modos de Habitar: a escala residencial se reduz drasticamente
/ 

O conceito Tiny Houses (+75% YoY) apareceu com força no começo de 2018. Trata-se de um movimento em resposta a situações ideológicas ou financeiras, os arquitetos se tornam protagonistas desenvolvendo soluções práticas e inovadoras para espaços pequenos. A isso, se soma o interesse por habitar nos centros urbanos densificados, levando ao desafio de desenhar programas habitacionais básicos para áreas inferiores a 40 m². (As buscas relacionadas a Small Apartaments aumentaram 121% em 2018).

2. Arquitetura Inclusiva: Projetos de primeiro nível para uma população diversa
/
 
A Acessibilidade (+108% YoY), o Desenho Universal (+116%) e a Arquitetura Inclusiva (+132%) se posicionam como uns dos conceitos mais buscados no ArchDaily durante 2018. Nos anos anteriores o foco estava colocado na arquitetura para crianças e pessoas com mobilidade reduzida, este ano aumentam as buscas relacionadas com a arquitetura para a terceira idade (Architecture for the Elderly +78% YoY) e outros tópicos relacionados à saúde mental (Architecture & Mental Health +101% YoY; Space psychology +210% YoY) e para cegos (Architecture for the Blind +250% YoY).

3. Oriente Médio: Territórios não-tradicionais em evidência
/
 
Assim como nos últimos anos vimos um crescente interesse nas práticas emergentes da América Latina (+103% YoY), em 2018 vemos um aumento de buscas vinculadas a territórios do Oriente Médio (+124% YoY). O conflito na Síria (+93% YoY) transformou o foco dos arquitetos para a reconstrução (Rebuilding +102% YoY) e os eventos de escala global sempre despertaram o interesse desses profissionais pelas dimensões das infraestruturas envolvidas. Desta maneira, a cidade de Dubai (+104% YoY), que será sede da Exposição Internacional em 2020 e o Qatar (+220% YoY), país anfitrião da Copa do Mundo de 2022, foram responsáveis por um aumento nas buscas. Hashim Sarkis (+236% YoY), o arquiteto libanês nominado com comissário da Mostra de Arquitetura da próxima Bienal de Veneza (2020), foi um dos personagens mais pesquisado em 2018.

4. Indústria da Construção: Um futuro digital para o Setor da Infraestrutura
/ 
 
O modo de operar a Construção Civil (Construction Site+378% YoY) inova pela implementação de novas tecnologias focadas em aumentar a produtividade e eficiência do trabalho. A influência dos sistemas BIM (+50% YoY), da construção modular (+75% YoY) e a prefabricação (+99% YoY) permitem a realização de alguns processos controlados fora da obra (Off Site +200% YoY). Enquanto a Impressão 3D (+70% YoY), a Automação (+118% YoY), a Inteligência Artificial (+234% YoY) nos fazem pensar em um futuro em que as obras da construção civil estarão totalmente automatizada

5. Igualdade de Gênero: Um debate público no qual a Arquitetura está inserida
/
 
Nossa disciplina tem uma forte conexão com o contexto social e político em que intervém e, assim como a participação e visibilidade das mulheres, posicionou-se fortemente no debate público - em 2018, as buscas relacionadas à Igualdade de Gênero (+244% YoY) e Mulheres na Arquitetura (+70%) aumentaram consideravelmente no ArchDaily. A discussão de gênero (Gender +128% YoY) nos últimos anos incorporou abertamente o conceito de identidade, que de certo modo impacta no campo da arquitetura, aumentando o número de consultas sobre o termo Transgênero (+95% YoY) em nossos buscadores.

6. Transporte: Mais velocidade e conforto nos deslocamentos urbanos
/
 
O interesse em assuntos relacionados ao Transporte Público (+206% YoY) e Mobilidade (+143% YoY) aumentaram em relação aos meios de transporte privados - e nesta área, os temas mais procurados foram carros sem condutor (Self Driving Cars +160% YoY) e carros elétricos (+177% YoY).

7. Desenho urbano e gestão de recursos: cidades mais verdes e coletivas
/
 
Recursos naturais como a água (Gestão da Água +84% YoY) e o solo ocupam o centro das discussões urbanas, ao passo que a ideia de Urbanismo Paisagístico (+103% YoY) se posiciona no debate. A Permacultura (+101% YoY) se coloca como um sistema de princípios de design dos campos agrícola, social, político e econômico, dos quais emergem outros movimentos, como as Fazendas Urbanas (+60% YoY) e a Agricultura Urbana (+84 % YoY), bem como o resgate de Espaços Públicos (+99% YoY) através de Ativadores (+226% YoY) geridos pela própria Comunidade (+76% YoY).

8. Reciclagem de espaços: uma tendência a desconstruir
/
 
Reciclagem (+145% YoY) e Consciência Ecológica (+103% YoY) não estiveram ausentes do debate que gira em torno de uma das indústrias que gera a maior pegada de carbono do planeta: a Construção civil. Diante dessa preocupação, alguns arquitetos viram a resposta no desenvolvimento de Cidades Sustentáveis (+165% YoY), as que deixam de crescer (Degrowth +280%) utilizando sistemas de renovação (+82% YoY) e reabilitação (+68% YoY) de espaços e o desenho de projetos de usos adaptáveis (+154% YoY)

9. Materiais: O foco colocado nos detalhes e nas técnicas locais
/
 
Associado à consciência ambiental que vimos no ponto anterior, neste ano continuaremos a ver uma preferência pelo uso de técnicas e materiais locais (+83% YoY), além do interesse em materiais de baixo custo (Low Cost Materials +260% YoY). Em relação aos sistemas, no ano passado notamos um aumento no interesse de nossos usuários pelos Detalhes Construtivos (+110% YoY) o que denota uma preocupação em abordar melhor todas as partes do projeto.

10. A Casa do Futuro: Robótica e Automatização para a vida doméstica
/
 
Sobre as Smart Cities temos escutado por um tempo, mas no ano passado o conceito que deveria ser a unidade inicial deste tipo de cidades tomou mais força: as Smart Houses (+160% YoY) ou Smart Homes (+166% YoY). Tecnologias associadas à Automação (+ 118% YoY), Robótica (+ 208% YoY) e Algoritmos (+190% YoY) unem-se à arquitetura para trazer soluções que aumentam o conforto dentro de nossas casas através de Domótica (+450% YoY).

11. Energias renováveis e meio ambiente: nova energia para enfrentar as mudanças climáticas
/
 
Já sabemos que a Consciência pelo Meio Ambiente (Environmental awareness +322%) e as Mudanças Climáticas (+115%) são preocupações que impactam os arquitetos. Como medida ante as emissões de carbono que provoca o ciclo de vida de qualquer edifício construído, as Energias Renováveis (+300% YoY) ocupam um lugar importante no debate, surgindo modelos arquitetônicos que não apenas trabalham a partir deles, mas que também são capazes de gerar nova energia. Surge o conceito de Powerhouse (+77% YoY) e dos Edifícios Energy Positive (+65% YoY) que em sua fase operacional, geram mais energia do que a utilizada na sua produção, ou as Casas “Zero-Energy” (+61% YoY) e “Net Zero” (+49% YoY), que produzem mais energia do que consomem para atingir níveis de conforto adequados.