BOMAG MARINI Latin America apresenta nova série de usinas de asfalto ao mercado
Incorporando conceitos da indústria 4.0, linha Carbon T-Box promete revolucionar o segmento de produção de misturas asfálticas
Configurada em contêineres e dividida em três módulos – sistemas de dosagem, filtragem e secagem/mistura – a nova série de usinas de asfalto Carbon T-Box, da BOMAG MARINI Latin America, foi desenvolvida por meio dos mais avançados conceitos de tecnologia e mobilidade e, segundo a companhia, chega para construir o futuro das estradas. Capazes de atender obras em diferentes etapas, as novas usinas estão aptas a produzir asfalto de alta qualidade, desde binder até capas de acabamento extremamente complexas, tais como asfaltos polimerizados, utilizando até 30% de asfalto reciclado (RAP) na mistura, o que resulta em menos impacto ao meio ambiente.
No que diz respeito à concepção do projeto de engenharia do lançamento, o CEO da BOMAG MARINI Latin America, Walter Rauen, conta que, analisando a evolução do mercado e as limitações existentes nos equipamentos de produção de mistura asfáltica (CBUQ), a companhia identificou a necessidade de um avanço em relação à flexibilidade de transporte, agilidade na instalação e redução do tempo de início da operação, assim como melhorias tecnológicas que pudessem oferecer maior rendimento e redução de custos produtivos. “A partir disso, desenvolvemos o conceito Carbon, que atende as mais altas exigências e é capaz de proporcionar uma excelente relação custo/benefício aos clientes do mercado nacional e internacional”, diz.
Entre os destaques da nova série, estão os sistemas baseados no conceito EASY, que proporcionam facilidade e agilidade na montagem por meio da estrutura modular em contêiner. Em situações normais, a usina é montada em apenas um dia, então são realizadas as demais etapas de montagem dos acessórios, conexões elétricas, combustível e asfalto, e, dentro de cinco a sete dias ela está apta a iniciar a operação. “Comparando com as nossas usinas série MAX, que levam em torno de 10 dias para iniciar a operação, enquanto grande parte das concorrentes levam de 15 a 20 dias, podemos afirmar a eficiência e agilidade proporcionadas por este conceito”, complementa Rauen.
Além disso, graças à estrutura em contêiner ISO, a novidade atende aos mais diversos requisitos de regulamentação e transporte, a exemplo do transporte em rodovias, tanto no Brasil como no exterior. Uma vez que não há a necessidade de licenças especiais, as usinas Carbon T-Box podem ser transportadas durante o dia e a noite sem qualquer restrição, diferente das usinas sobre chassis, que possuem restrições de horário de tráfego e exigem licenças especiais. Já no transporte marítimo, as vantagens são muito maiores, pois a usina é transportada em um contêiner padrão ISO, o que reduz drasticamente os custos de frete para outros países e continentes, além de demandar menos processos burocráticos de trânsito e permitir que qualquer navio possa transportar com facilidade.
Outro diferencial é o sistema Plug & Play, que está presente em todos os módulos da série. Caracterizado pelo sistema elétrico com todas as tomadas vedadas e eletrocalhas aramadas para passagem de chicote, a tecnologia promove a intercomunicação inteligente com o auxílio da rede CANopen, que envia e recebe informações sobre o ciclo de trabalho, resultando em agilidade na conexão de sistema, praticidade de instalação e controle total. Cada módulo possui painéis e conexões dedicadas, que possibilitam a ligação nas tomadas dos diferentes módulos através de cabos com plug. O controle de toda a usina é realizado por meio de supervisório SCADA, a dosagem conta com um módulo CLP remoto para controle dos motores e status de níveis dos silos, e a pesagem é completamente digital, e, por isso, não sofre com variações de temperaturas e interferências elétricas, o que é muito comum nos transdutores convencionais.
Produtividade e redução do consumo
Um dos modelos que integram a linha é a Carbon T-Box 160, que possui capacidade operacional de 112 até 160 toneladas por hora e pode atender pequenos e grandes projetos de acordo com os mais exigentes requisitos. Segundo a BOMAG MARINI Latin America, os indicadores de produtividade do modelo são calculados considerando diversos fatores do próprio equipamento, bem como fatores externos relativos às exigências das características dos agregados, como a porcentagem correta de umidade, por exemplo, assim como os demais equipamentos de produção de massa asfáltica (CBUQ). “Como padrão, consideramos o fator percentual de umidade nos agregados para indicar a produção de usinas de asfalto, neste caso, para a CARBON T-BOX 160, a produção nominal é de 160 toneladas por hora”, diz Rauen.
Com relação à redução do consumo de combustível, as usinas Carbon T-Box contam com o sistema EASY FLAME, que possibilita a operação e regulagem da chama de forma automática ou a partir do painel de comando, proporcionando controle total, não somente do combustível, mas também do comburente. “Desta forma, é possível atingir uma curva perfeita de desempenho da combustão de acordo com a produção exata para uma queima eficiente, como nenhuma outra no segmento”, pontua o CEO.
Por esses e outros motivos, as expectativas da BOMAG MARINI Latin America em relação aos comprados são positivas. O modelo Carbon T-Box 160, por exemplo, já começou a ser comercializado no Brasil e também no mercado externo. Além dele, o novo modelo Carbon T-Box 130, com capacidade de até 130 toneladas por hora, já está disponível para o mercado. “Também anunciamos que a Carbon T-Box 100, com capacidade de até 100 toneladas por hora será lançada ainda no primeiro semestre de 2019. E, dentro dos próximos meses, também iremos lançar a Iron T-Box 50, com capacidade de até 50 toneladas por hora, que faz parte da nova linha de usinas de baixa produção, baseada no mesmo conceito T-Box”, finaliza Rauen.