Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Arranha-céu de Jean Nouvel em Miami entra em fase final de construção

Arranha-céu de Jean Nouvel em Miami entra em fase final de construção

archdaily.com.br - 08 de março de 2019 1203 Visualizações
Arranha-céu de Jean Nouvel em Miami entra em fase final de construção
O primeiro projeto de Jean Nouvel em Miami, o Monad Terrace, está entrando oficialmente em fase final de construção. Projetado pelo escritório de Jean Nouvel em colaboração com a Kobi Karp, o conjunto de torres residenciais está implantado junto a West Avenue, no principal distrito de South Miami Beach.

O projeto busca estabelecer um novo padrão de arquitetura sustentável para a cidade de Miami. Ideias inovadoras encontram-se espalhadas por todo o edifício, partindo pelo térreo, cuja cota zero foi definida 3,50 metros acima do nível natural do terreno junto à West Avenue. Esta estratégia permite que todos os espaços internos do edifício fiquem significativamente acima dos nível inundável da planície de Miami, além de reduzir impacto no terreno, minimizando a área de obra abaixo do nível do lençol freático da cidade.


Na fachada, uma estrutura em forma de tela “alveolar” personalizada foi embutida dentro do sistema de vidro da fachada, reduzindo significativamente o reflexo e consequentemente o ganho de calor sem interferir na transparência e visibilidade. O abundante paisagismo proposto contará com plantas nativas em todo o edifício, principalmente nas jardineiras das varandas, proporcionando resfriamento passivo e melhoria da qualidade do ar, assim como o enorme jardim fluvial, uma lagoa artificial com mais de 35 metros e outros tantos espelhos d'água. Uma mistura de luz e água, vidro e aço, jardins e fachadas, o edifício criará uma atmosfera efervescente a qual Jean Nouvel definiu como “a máquina de reflexão”.

O Monad Terrace é inovador ao mesmo tempo em que procura integra-se perfeitamente ao seu contexto de Miami Beach. O projeto deste edifício inteligente servirá como um exemplo para os projetos futuros, apontando novas soluções para a construção de edifícios em altura à beira mar. Sem comprometer sua potência estética, o projeto procura um equilibrio ideal entre tecnologia, engenharia e arquitetura. Este é um projeto importante para a cidade de Miami, e nos sentimos muito orgulhosos de fazer parte deste desafio.
-Michael Stern, fundador da JDS.

No interior, o edifício abrigará um total de cinquenta e nove unidades residenciais que vão de dois a cinco quartos. Todos os espaços interiores também levam a assinatura do Ateliers Jean Nouvel. Além disso, as quatro unidades da cobertura contarão com piscinas privadas exclusivas em seus deques. Outros espaços adicionais são um café e bar, um wellness center, bicicletários e depósito para equipamentos esportivos e aquáticos, além de estacionamento com manobrista.

A inauguração da obra está prevista já para o outono deste ano.

A notícia do bom andamento das obras em Miami chegam em um bom momento para Jean Nouvel. O arquiteto francês está com outro grande projeto em fase final de construção, o arranha-céu 53 West 53rd Street em Nova Iorque, além de ter inaugurado recentemente a vibrante torre La Marseillaise na cidade de Marselha, na França.