Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Seminário discute práticas recomendadas pela Abece e Ibracon sobre concreto com fibras

Seminário discute práticas recomendadas pela Abece e Ibracon sobre concreto com fibras

Assessoria de Imprensa - 15 de março de 2019 1089 Visualizações
Seminário discute práticas recomendadas pela Abece e Ibracon sobre concreto com fibras
A Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), ao lado do Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) promoverá o “Seminário de Concreto com Fibras”, no dia 28 de março, das 8h às 14h, no Rio de Janeiro. O evento faz parte das atividades de divulgação das Práticas Recomendadas do Comitê 303 Ibracon/Abece sobre a tecnologia e deve passar, também, nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul do Brasil em breve. 
 
Segundo o engenheiro e coordenador do CT 303 Ibracon/Abece, Marco Carnio, as fibras podem, em algumas situações, substituir totalmente ou parcialmente as armaduras convencionais nas estruturas de concreto, tornando o processo construtivo mais ágil e em muitos casos com mais vantagens técnicas e econômicas para obras. “Esse evento será importante para que o meio técnico possa tomar conhecimento sobre a tecnologia, bem como tomar contato com os documentos que embasam o projeto e o controle tecnológico em obras”, diz.
 
Os parâmetros e as medidas de controle do uso de concreto reforçado com fibras em obras vêm sendo estudados pelos grupos de trabalho do CT 303, desde 2015, com o objetivo de promover a integração da área de projetos com os diversos setores da utilização de materiais não convencionais para reforço de estruturas de concreto (reforço estrutural, armaduras não metálicas e concreto reforçado com fibras). 
 
Alinhado a este trabalho, o Seminário trará convidados para falar sobre os principais temas que vêm sendo trabalhados pelos grupos do CT 303. São eles: Parâmetros de Projeto de Estruturas de Concreto com Fibras, Comportamento Mecânica e Dimensionamento de Vigas de Concreto Armado com Fibras de Aço, Parâmetros de Controle do Concreto com Fibras, Uso estrutural de Concreto Autoadensável Reforçado com Fibras de Aço e Caracterização do CRF e Ensaios para Controle em Obras.
 
“Tanto a ABECE como o IBRACON atuam em conjunto nessas atividades. A nossa expectativa com relação ao evento é a divulgação das aplicações do Concreto com Fibras, visando aumentar o entendimento do setor sobre essa tecnologia na perspectiva do aumento de sua utilização”, complementa Carnio.
 
O Seminário de Concreto com Fibras será realizado no Auditório RDC, da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas por intermédio do link http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3501. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou no e-mail abece@abece.com.br. A organização do evento disponibiliza a opção de transmissão online via https://youtu.be/N_oQe9Du0Pg