Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Nova Iorque pretende construir aterros para combater o aumento do nível das marés

Nova Iorque pretende construir aterros para combater o aumento do nível das marés

NYCEDC - Traduzido por Vinicius Libardoni - 04 de abril de 2019 939 Visualizações
 Nova Iorque pretende construir aterros para combater o aumento do nível das marés
Considerando os mais recentes estudos e análises sobre os impactos do aquecimento global e do consequente aumento de nível das marés na cidade de Nova Iorque, o prefeito Bill de Blasio, anunciou um investimento de mais de US$ 10 bilhões para o desenvolvimento de projetos destinados a encontrar soluções para as previsíveis inundações da parte baixa de Manhattan. Em uma entrevista publicada recentemente pela New York Magazine, o prefeito de Blasio deu pistas sobre o ambicioso projeto de transformação da orla do Distrito Financeiro de Manhattan: a construção de infra-estruturas de controle de inundações no centro da grande maçã, avançando até 150 metros dentro do East River.

Referindo-se ao Estudo de Resiliência Climática da Baixa Manhattan, concebido em estreita colaboração com especialistas em mudanças climáticas e escritórios de arquitetura da cidade, o prefeito de Nova Iorque descreve o projeto como “um dos mais complexos desafios ambientais e de engenharia já empreendidos na cidade de Nova Iorque, algo que mais cedo ou mais tarde, irá alterar definitivamente as formas da nossa ilha como a conhecemos hoje.” O projeto de cifras exorbitantes é uma estratégia para resguardar a ilha de Manhattan pelo menos até o ano 2100.
 
/
O resultado dos estudos desenvolvidos até agora constatam que, até 2050, 37% das propriedades na Baixa Manhattan encontrar-se-ão exponencialmente ameaçadas por inundações e tempestades, este rico subiria até um 50% em 2100, quando acredita-se que, caso nenhuma medida seja tomada, 20% das ruas deverão estar completamente submersas. Para isso, dezenas de medidas paliativas devem ser levadas à cabo, construindo um sistema de resiliência na Baixa Manhattan, combatendo o avanço do nível das águas, a consequente elevação do lençol freático, os ciclos das marés, as tempestades, o aumento do índice pluviométrico e as ondas de calor extremo.

/
Quinhentos milhões de dólares serão dedicados a ampliação de áreas verdes permeáveis em toda a Baixa Manhattan, além de um sistema de barreiras removíveis que poderão ser utilizadas em situações de emergência. De forma mais ofensiva, ao longo do South Street Seaport e do Distrito Financeiro, no extremo leste de Lower Manhattan, as margens do rio serão deslocadas 150 metros para dentro do East River, criando uma nova área de domínio público, elevando o nível da rua para proteger a cidade das prováveis inundações.

/
A preocupação das autoridades com as consequências do aquecimento global na cidade agravou-se depois que furacão Sandy atingiu Nova Iorque em 2012, onde 17% das ruas da cidade ficaram completamente inundadas, causando mais de quarenta vítimas fatais. Os principais estudos realizados em 2018 apontam para a necessidade urgente de um plano de contenção e adaptação da cidade para os desafios ambientais do futuro próximo; novas infra-estruturas que protegem a cidade e principalmente a região da Baixa Manhattan pelo menos até o século XXII.

/
Começando agora nesta primavera de 2019, a Prefeitura estabelecerá um processo participativo envolvendo a comunidade local para discutir os resultados dos estudos realizados e para propor novas soluções de planejamento urbano. O projeto final deverá ser desenvolvido pelo Escritório de Recuperação e Resiliência criado pelo Prefeito em conjunto com a Corporação pelo Desenvolvimento Econômico da cidade de Nova Iorque.